Aula aberta abordará saúde do trabalhador na indústria do petróleo durante a pandemia

Nesta segunda, às 9h

Nesta segunda-feira, a partir das 9h, com a ilustre pesquisadora Maria Maeno. Não perca!

O Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana da Fiocruz (CESTEH/ENSP/FIOCRUZ), com apoio da FNP, FUP, sindipetro-RJ, Sindipetro-NF e Sindipetro-PR-SC vão realizar uma aula aberta sobre a saúde do trabalhador na indústria do petróleo durante a pandemia.

Para ministrar a aula, a pesquisadora Maria Maeno. médica sanitarista que sempre buscou inserção profissional onde pudesse utilizar o seu conhecimento clínico em ações diretamente voltadas à proteção da saúde dos trabalhadores.

A iniciativa caracteriza um chamado à reflexão das mudanças na organização, processos e jornadas de trabalho a partir da pandemia e implementação de medidas de proteção individual e coletiva e de controle sanitário. 

A aula aberta será, sobretudo, m espaço de discussão sobre o reconhecimento da COVID-19 como doença relacionada ao trabalho e o registro e emissão da CAT para garantia de direitos dos trabalhadores. 

Um debate fundamental, que remete a situações como a exposição forçada ao risco de contaminação, a incapacidade de prover medidas efetivas de proteção, isolamento e distanciamento social nos locais de trabalho, no transporte e vias públicas e a impossibilidade dos trabalhadores de exercerem o direito legal de recusa a trabalho que julgar de risco grave ou iminente. 

Não é necessária inscrição prévia para participar. A aula aberta será transmitida pelo canal do Youtube da FNP e do Sindipetro-RJ, além dos facebooks da FNP, FUP, Sindipetro-RJ, Sindipetro-NF. Não haverá emissão de certificado.

Fonte: FNP