Semana de muita mobilização e trabalho será encerrada com ato 19J- Fora Bolsonaro

O trabalho não para

Mais uma semana de trabalho de base, reuniões e lutas promovidas pela diretoria do Sindicato dos Petroleiros do Litoral Paulista. A semana começou com mobilização na Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato (UTGCA), em Caraguatatuba. O movimento teve por objetivo buscar melhores condições sanitárias na unidade durante a pandemia, o que implica na suspensão da parada de manutenção programada e a reposição imediata do efetivo próprio. Além disso, a força de trabalho, juntamente com os dirigentes do Sindicato, é contra qualquer mudança contratual no regime de turno dos técnicos de operação. Na semana passada, os trabalhadores da unidade aprovaram greve por tempo indeterminando, que pode ser deflagrada a qualquer instante, se os gestores da unidade não atenderem o pleito da categoria.

Em pauta também o fim do teletrabalho em meio a milhares de mortes por Covid-19  e uma nova variante da doença que é ainda mais letal. A campanha de emissão de CAT para os petroleiros e petroleiras que tiveram Covid-19 e o novo ato nacional 19j - Fora Bolsonaro que acontece neste sábado (19).

Os dirigentes do Sindicato também promoveram incursões nas unidades do Litoral Paulista divulgando a chapa Petros para os/as petroleiros/as – Unidade para continuar a lutar que concorre a vagas nos conselhos deliberativo e fiscal da Petros. A eleição ocorre até às 17h do dia 28 de junho. O eleitor poderá votar pelo site petros.com.br, pelo app da Petros ou por telefone.

Por dois dias seguidos, os trabalhadores do Terminal da Alemoa, em Santos, participaram de uma conversa com os dirigentes do Sindicato dos Petroleiros do Litoral Paulista. Em pauta, a redução do quadro de operadores na área do píer. A alteração de quadro, liderada pelo gerente de operações, consiste em manter apenas dois operadores. Isso significa que um único operador ficará encarregado de atender tanto os píeres de navios, quanto os píeres de barcaça.

O terminal tem um operador a menos por conta de outro absurdo orquestrado pelo gerente de operações que retirou um posto de trabalho da sala de controle. Se ele conseguir implantar mais essa arbitrariedade serão dois brigadistas a menos na unidade.

Em paralelo a isso, semanalmente, de terça a quinta-feira, membros da Diretoria também realizam trabalho de base no aeroporto de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. O local atende os trabalhadores e trabalhadoras das plataformas de Mexilhão, Merluza, P66, P67, P68, P69 e P70. A reunião dos dirigentes do Sindipetro-LP e com os membros da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) também acontece todas as semanas e servem para alinhar a diretoria frente aos embates diários. Na quarta-feira ocorreu a reunião de diretoria que definiu os novos coordenadores de setor da entidade e deliberou os problemas pertinentes à categoria.

Os dirigentes participaram de uma reunião de EOR com os gestores da Petrobrás. Além disso, todos também têm se qualificado com o curso de formação, ministrado semanalmente, conduzido por Sebastião 'Cacau' Pereira, colaborador do Instituto Brasileiro de Estudos Políticos e Sociais (IBEPS), que tem parceria com o Sindipetro-LP.

O trabalho não para
Nesta sábado o Sindipetro-LP estará nas ruas no 19J #ForaBolsonaro com seu caminhão de som, água, álcool em gel e máscaras, recebendo juntamente com os companheiros da Frente Sindical Classista, movimentos sociais, estudantes e petroleiros, todos que estão com o grito entalado na garganta contra esse governo assassino no comando do país. Como no último ato em Santos, a concentração será na Estação Cidadania, no cruzamento das Avenidas Ana Costa e Francisco Glicério, em frente ao hipermercado Extra, a partir das 16h.

No Litoral Norte os atos acontecem em: Caraguatatuba, o ponto de encontro será próximo ao quiosque 32, no Indaiá, a partir das 8h30 com carreata partindo às 10h; em São Sebastião o ato será na Pista de Skate de Boiçucanga, às 16h; em Ubatuba, o ato começa às 16h, no Trevo do Caiçara. Às 18h o ato será na Igreja da Matriz.