Semana da diretoria teve atos e conversas com a categoria: em pauta terceirização, assédio e eleição da Petros

Agenda da diretoria

A semana da diretoria terminou as atividades na semana passada e iniciou esta com a participação dos diretores e petroleiros no ato19J, contra o governo Bolsonaro, por vacina no braço e comida no prato. A atividade reuniu cerca de três mil pessoas e mais de 750 mil em todo o Brasil. Os atos foram acompanhados pela categoria petroleira em Santos, São Sebastião, Caraguatatuba, Ilhabela e Ubatuba

Na segunda-feira (21), a diretoria iniciou a semana conversando com os petroleiros do G-3 do Terminal Alemoa, em Santos, sobre a redução do quadro de operadores na área do píer. A alteração de quadro, liderada pelo gerente de operações, consiste em manter apenas dois operadores. Isso significa que um único operador ficará encarregado de atender tanto os píeres de navios, quanto os píeres de barcaça. A atitude parece contrariar a determinação do Gerente Geral que afirmou, em reunião com a diretoria do Sindipetro, que manteria três operadores. Além disso, contraria a Norma 2671 da Petrobrás que especifica um operador dedicado ao carregamento de barcaças.

No dia 22 de junho, a diretoria conversou com os trabalhadores e trabalhadoras do turno da RPBC e UTE Euzébio Rocha sobre a intenção da gerência da RPBC em avançar os processos de terceirização. O alvo, do momento, é a operação da ETA e do ETDI.

Seguindo a agenda da diretoria, o diretor Adaedson Costa participou da live sobre a campanha da Petros para o conselho deliberativo e fiscal. Participaram da live Ronaldo Tedesco, membro do Conselho da Petros, Silvio Sinedito, ex-conselheiro, e Eduardo Henrique, da Federação Nacional dos Petroleiros e do Sindipetro-RJ.

A FNP tem as chapas 52 para o conselho deliberativo e 41 para o conselho Fiscal da Petros. A votação segue até o dia 28 de junho.

A diretoria do Sindipetro-LP, representada pelo diretor Fábio Mello, participou do ato virtual, dos Trabalhadores e Trabalhadoras 𝗧𝗝𝗦𝗣, em estado de greve, no dia 23 (quarta-feira). Em pauta, a valorização da categoria e de todos os serviços públicos.

No dia 24, a diretoria se reuniu em setorial com o G-3 da RPBC e UTE-EZR, sobre a terceirização dos postos de trabalho da ETA, ETDI, laboratório e segurança. Após esse ato, gestores, gerentes e supervisores foram até às CCls para promover um verdadeiro show de assédio, numa clara demonstração de desespero tamanha a organização e engajamento dos petroleiros nos atos contra a terceirização. O Sindipetro-LP respondeu o assédio à altura, numa matéria publicada aqui e convocou reunião com o gerente geral para tratar sobre a situação.

Nesta sexta-feira (25), os petroleiros da UTGCA realizaram atraso no início da manhã, dando início a terceira rodada de conversas com os grupos sobre a mediação do sindicato com a Petrobrás, referente ao início da parada de manutenção, eleições da Petros, sobre os problemas da AMS e privatização das refinarias.

Às 10h, o diretor Fabio Mello participou, juntamente com o geólogo Guilherme Estrella, do debatem “A importância da Petrobrás na soberania do país”, no programa Porto e Cidade, da Rádio RBA Atual (93,3 FM).

De 22 a 24 de junho, o sindicato, representada pelo diretor Marcelo Lima, esteve no aeroporto de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, acompanhando o embarque e desembarque dos trabalhadores das plataformas, recebendo demandas e falando sobre a eleição para os conselhos da Petros, que tem como suplente na chapa 52 para ao Conselho Deliberativo o diretor do Sindipetro-LP, Adaedson Costa.

A semana se encerrou com reunião do Sindipetros Litoral Paulista, São José dos Campos, e Unificado sobre a Eta e ETDI.

Além das atividades relatadas a diretoria participou de outras reuniões e perícias, conforme constam na agenda da diretoria (clique aqui).