Semana da diretoria teve mobilização, assembleias, entrega de cestas básicas e mais

De 28 a 2 julho

A semana da diretoria do Sindipetro-LP começou com mobilização na segunda-feira (28), na RPBC, com o grupo, contra a intenção da gerência da refinaria em avançar os processos de terceirização da operação da ETA, ETDI, laboratório e segurança. O atraso aconteceu também à noite, com o grupo 4. Os trabalhadores protestaram também contra o assédio verbal que sofreram após reuniões setoriais, na semana passada.

Os atrasos resultaram no agendamento de reunião com a gestão de RH corporativo, na terça. A reunião foi tensa e marcou a ausência do gerente geral da RPBC e pela presença do Gerente de Relações Sindicais da Petrobrás, que reafirmou como certa a conduta dos supervisores, coordenadores e gerentes da unidade. De acordo com o gestor, eles seguiram à risca a orientação ao cumprimento de padrões de frequência, alegando ainda que o que haviam dito não configurava assédio moral ou intimidação, mas apenas o cumprimento da função de todo e qualquer gestor da empresa.

A diretoria do Sindipetro exigiu que a atual gestão da empresa volte atrás em sua decisão de punir os trabalhadores e salientou que se houver qualquer conduta que configure prática antisindical, está incidirá em dano moral coletivo. Os trabalhadores seguem organizados e não vão se deixar intimidar.

Assembleias na UTGCA
Na UTGCA foi iniciada na quinta-feira (1) assembleias para deliberar sobre a proposta da empresa em adiar o início da parada parcial de manutenção para o dia 09/08 e manutenção do THM de turno durante a parada. A proposta foi feita durante a mediação entre os gestores da unidade e os dirigentes do Sindipetro-LP. Os petroleiros também deliberaram sobre aprovação ou não do estado de greve e assembleia permanente. As assembleias continuam até que todos os trabalhadores sejam consultados.

Distribuição de cestas básicas
Nesta semana a Frente Operária Solidária, ação encabeçada pelo Sindipetro-LP, entregou cestas básicas para famílias atingidas pelo desemprego, gerados durante a pandemia e pela falta de política do governo Bolsonaro frente ao problema. Nesta sexta-feira (02), 37 famílias da comunidade da Portelinha, na área continental de São Vicente, receberam os alimentos. A campanha Frente Operária Solidária é permanente e quem quiser contribuir basta levar as doações de cestas básicas na sede do Sindicato das 8h às 18h, em nossa portaria. A sede do Sindipetro-LP está localizada a Av. Conselheiro Nébias, 248, na Vila Mathias, em Santos. No Litoral Norte, as doações podem ser feitas de segunda a sexta-feira das 8h às 12h. A subsede está localizada à Rua Auta Pinder, nº 218, Centro, em São Sebastião. A doações também podem ser feitas através da conta corrente da Caixa Econômica Federal Agência 0345 - operação 003 - conta 00404284-1, pelo pix sindipetrosolidario@gmail.com ou QRCODE abaixo.

Reunião em Cubatão

Nesta sexta-feira (2), o diretor Fabio Mello, juntamente com a Comissão dos Desempregados, sindicatos da construção civil, metalúrgicos e trabalhadores estiveram reunidos com o secretário municipal de Emprego de Cubatão para falar sobre as pautas ligadas à situação da força de trabalho da região. Os trabalhadores, juntamente com seus representantes, puderam expor a falta de empenho da gestão pública em amenizar os problemas do cidadão de Cubatão, que sofre com desemprego, redução de salários e outros problemas. Saiba mais aqui.

Vacine-se
Um dos compromissos mais esperados por milhões de brasileiros tem sido cumprido pela diretoria nesta semana: a vacinação!

Seguindo o calendário de vacinação por idade, os diretores têm acompanhado as datas e se direcionado aos postos de vacinação prontamente. Em Santos, a vacinação chegou na faixa dos 40 anos de idade. Consulte na sua cidade qual a faixa etária liberada para vacinação. Para quem tem comorbidades, como diabetes, doenças do coração, respiratórios etc, a vacinação pode ser solicitada a qualquer tempo. Não deixe de se vacinar.

Diretoria em Brasília e #ForaBolsonaro
O Sindipetro-LP, representado pelo diretor Adaedson Costa, esteve na cerimônia de entrega do “superpedido” de impeachment, feito nesta quarta-feira (30), na Câmara dos Deputados. O pedido é mais um dentre os 123 já entregues ao presidente da casa, Arthur Lira, mas que apresenta como fato novo a denúncia de prevaricação do presidente Bolsonaro, no caso da vacina Covaxin, denunciado pelos irmãos Miranda.

Na ocasião, o diretor aproveitou para fazer vídeos com parlamentares chamando para os atos no sábado, dia 3 de julho.

O Sindipetro-LP convoca todos os petroleiros para que participem do ato Fora Bolsonaro, neste sábado. A participação da população é fundamental para fortalecer as frentes que atuam para que Bolsonaro seja destituído e pague por sua gestão genocida, que levou a morte de mais de 520 mil brasileiros.

Nove cidades do Litoral Paulista estarão realizando atos pelo Fora Bolsonaro. São Elas: Santos, Praia Grande, Cubatão, Itanhaém Peruíbe, São Sebastião, Ubatuba, Caraguatatuba e Ilhabela. Acesse aqui e veja os locais e horários.

Além das atividades relatadas a diretoria participou de outras reuniões e perícias, conforme constam na agenda da diretoria (clique aqui).

Juntos por #ForaBolsonaro, por comida no prato e vacina no braço.