Sindipetro-LP ganha em primeira instância ação de feriados para trabalhadores da Transpetro

Jurídico

O Sindicato dos Petroleiros do Litoral Paulista, através do corpo jurídico, conseguiu ganhar em primeira instância a ação dos feriados para os trabalhadores da Transpetro. O processo assegura o direito aos feriados trabalhados acrescidos das horas normais. Além disso, também garante o repasse dos valores, desde setembro de 2015 até agosto de 2019 que não foram pagos. É importante destacar que a empresa pode recorrer da decisão.

A ação para pagamento e retomada dos feriados em dobro foi movida em decorrência da supressão feita pelo RH da Transpetro de forma unilateral. A gestão da empresa entendeu que com o fim da vigência do Acordo Coletivo de Trabalho 2013/ 2015 não deveria mais pagar a hora normal junto aos feriados trabalhados.

Até o mês de agosto, daquele ano, a empresa pagava a remuneração mensal, mais a hora normal trabalhada e o adicional dos feriados. Depois disso, a gestão da Transpetro entendeu que não deveria pagar a hora normal já que pagava o adicional. Nessa época, ela alegava que o repasse era um erro de cálculos, mas para os advogados do Sindicato o pagamento era um benefício adquirido pelos trabalhadores, e que a alteração era gerava prejuízo para a força de trabalho. Além disso, a supressão do pagamento atacava o art. 468 da CLT e Enunciado 51 do Tribunal Superior do Trabalho (TST).

Para quem tiver dúvidas basta entrar em contato com o Departamento Jurídico através dos WhatsApps (13) 99141-0883 (José Marcelino) e (13) 98202 – 2009 (Luciana), do telefone fixo (13) 3202 1101, aplicativo ou no e-mail jurídico@sindipetrosantos.com.br. No Litoral Norte a funcionária Luana é responsável pelo suporte jurídico através do WhatsApp (12) 98187-7378 ou do e-mail juridicosse@sindipetrosantos.com.br.