Por que estamos pagando mais de R$100 no botijão de gás?

Política de preços

No Brasil, mais da metade da população não sabe se vai ter o que comer durante a semana. E o preço alto do botijão de gás faz parte dessa equação de miséria.

[🇧🇷] A Petrobrás, como é empresa estatal, tem sua política de preços definida pela gestão do nosso governo eleito. Se Bolsonaro quiser, nós podemos ter gás de cozinha mais barato.

[💵] Basta mudar a política de preços da Petrobrás, que faz com que paguemos valor de produto importado pelo gás produzido aqui no Brasil. Sem o PPI (Preço de Paridade de Importação), o botijão poderia custar R$ 60 em todo país.

[🤔] Mas, se pode ser mais barato, por que pagamos tão caro? Porque a atual gestão da Petrobrás trabalha para agradar o bolso dos seus acionistas privados.

[🚽] Entenda: a Petrobrás é uma empresa de sociedade anônima e parte de suas ações é negociada na bolsa de Nova Iorque. O PPI garante lucros exorbitantes e também favorece a concorrência privada, que não precisa entrar na disputa com a estatal pelos preços mais baixos do mercado.

[💸] Além do PPI, é preciso lembrar que 37% do preço do gás envolve custos de distribuição e revenda. Recentemente, tivemos a privatização da Liquigás, o que contribuiu para um aumento nos valores de distribuição no país.

[💪🏾] A direção da Petrobrás precisa seguir um rumo diferente!
Só teremos um Brasil forte, se tivermos uma Petrobrás forte e compromissada com as necessidades do povo. Precisamos, urgentemente, de uma #PetrobrasParaOsBrasileiros!

Fonte: Obervatório Social da Petrobrás