Jurídico do Sindipetro consegue justiça barrar descontos indevidos da greve de 2020

Transpetro

O Departamento Jurídico do Sindicato dos Petroleiros do Litoral Paulista conseguiu reverter na justiça os descontos indevidos da greve de 2020. No início do ano, os trabalhadores da Transpetro denunciaram que o RH Corporativo estava efetuando os descontos contrariando assim o que foi estabelecido durante mediação com o Ministro Ives Granda.

Em fevereiro de 2020, após 20 dias de greve, o Ministro, em audiência de conciliação com os sindicatos representantes da categoria e Petrobrás, determinou que os trabalhadores teriam metade dos dias descontados e a outra metade compensados com o banco de horas. Os descontos deveriam ser efetuados após 180 dias da homologação do acordo. Após o prazo, a atual gestão da empresa não poderia realizar qualquer desconto.

Na prática, isso não aconteceu já que o RH da Transpetro, mesmo contrariando o acertado, resolveu descontar os dias um ano após o pactuado. A juíza do trabalho, responsável pelo processo, determinou que os representantes da Transpetro devolvam os valores subtraídos e que estes devem conter todos os reflexos.

A Atual gestão da Petrobrás prima em atacar a força de trabalho e não poupa esforços em ignorar os acordos firmados. O número de processos contra a empresa tem se multiplicado graças a essa conduta. A Diretoria do Sindipetro alerta que a força de trabalho deve continuar denunciando os problemas que ocorrem nas unidades.