A alta da inflação na vida dos petroleiros ativos e aposentados e pensionistas

10,42%

A ida ao supermercado ficou mais cara e não é apenas impressão. Isso está acontecendo porque o INPC fechou em 10,42%, o IPCA ficou em 9,68%.

Este é o maior INPC para o mês de agosto desde 2001, e o maior acumulado nos 12 meses, fechados em agosto, desde 2004, ou seja, em 18 anos, conforme explica Eric Gil Dantas, economista do IBEPS, no artigo “Reajuste dos petroleiros: INPC fecha em 10,42% em agosto, maior inflação anual desde 2004”, publicado no site da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP).

“Certamente, o reajuste salarial, que está prevista no acordo coletivo é muito abaixo do que se vê na prática, com aumento dos combustíveis, da eletricidade e, sobretudo, dos alimentos, sem falar no aumento do gasto com AMS. Em resumo, enfrentaremos mais um ano de redução do nível de vida da categoria petroleira”, avalia Eduardo Henrique, diretor da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP).

É importante lembrar que para os petroleiros ativos e aposentados não repactuados o reajuste acordado no último ACT ficou vinculado ao INPC. Para os aposentados repactuados o valor é o do IPCA.

Como a alta da inflação irá impactar o fundo de pensão dos petroleiros?

Segundo Eric, um plano de pensão tem por natureza resultados de longo prazo, e em termos reais, ou seja, resultados positivos acima da inflação. Quanto maior for a inflação, maior a rentabilidade, em termos nominais, para preservar o poder de compra futuro dos aposentados.

Por exemplo, se a inflação está em 2,94% - como estava nessa época no ano passado - para você fazer o dinheiro render acima da inflação, bastava ter a rentabilidade acima destes 2,94%. Em outras palavras, se você fizesse o dinheiro render 7%, teria um ganho de 4,06%. Mas, se a inflação estivesse em 10,42% e se o dinheiro rendesse só esses 7%, na verdade você estaria tendo uma perda de 3,42%.

“Principalmente quando são anos de choque inflacionário fica mais difícil, porque quando a economia tem alta inflação, geralmente as taxas de juros já são altas, com altos retornos. Mas quando a inflação vem em 3% e pula para 10%, é bem pouco provável que se consiga atingir a meta acima da inflação”, explica Eric.

Por isso, não há nada a se comemorar e a luta dos petroleiros deve continuar!

Fonte: FNP