Mesmo com feriados, trabalho da Diretoria do Sindicato continua intenso e sem folga

De 06 a 11 de setembro

A semana teve dois dias de feriado, mas o trabalho da Diretoria do Sindipetro-LP não teve folga. A segunda-feira começou com reunião da Federação Nacional dos Petroleiros com o RH da Petrobrás para formalização da entidade como representante da categoria petroleira.  No mesmo dia, às 19h,  foi realizada  a última assembleia com, os trabalhadores do Terminal da Alemoa, em Santos, que aprovaram o indicativo de greve caso a empresa não retroceda em relação a redução do quadro dos operadores.

Na terça, feriado de 7 de setembro, os dirigentes do Sindicato participaram do Grito dos Excluídos. O evento está na 27ª edição e neste ano trouxe o tema “Vida em primeiro lugar” e com o tema “Na luta por participação popular, saúde, comida, moradia, trabalho e renda, já!”.

No feriado da padroeira de Santos o Sindicato participou, através da FNP, da reunião para tratar do efetivo da Transpetro. No mesmo dia, como acontece semanalmente, foram realizadas  reuniões com o Grupo de Trabalho - Conselho Sindical Reg da B. S. e o GT Comunicação - Contra a Privatização da Petrobrás que acontecem todas as quartas-feiras.

Na quinta-feira (09) o dia foi bem agitado. O dia começou com uma rodada de assembleias para os trabalhadores do turno da RPBC e UTE-EZR, em Cubatão. Em pauta, as práticas antissindicais que vem ocorrendo na unidade. O pleito segue até o dia 20 de setembro. No Litoral Norte também teve luta. Os trabalhadores da UTGCA realizaram atraso em protesto contra a tentativa de intimidação do gerente geral durante inspeção da unidade. A mobilização surtiu efeito e a diretoria do Sindipetro-LP conseguiu fazer a inspeção, conforme havia sido acordado junto ao Ministério Público do Trabalho, sem a presença hostil da segurança patrimonial, como tentou impor o GG da UTGCA na semana passada. O Sindipetro também participou da Perícia Agentes Químicos e  reunião com gerente do laboratório devido denúncia de assédio, na RPBC. Além disso, também esteve presente na reunião Comissão Permanente - ACT. Outra atividade que é realizada semanalmente são reuniões com os membros do Fórum em defesa dos participantes da Petros/AMS, com Cabeças Brancas para discutir a situação da AMS que acontecem às quintas-feiras.

A manhã da sexta-feira (10) foi marcada pelo quarto ato unificado contra as terceirizações nas unidades do Sistema de Petrobrás. Os sindicatos de petroleiros do estado de São Paulo (Sindipetro-LP, Sindipetro São José dos Campos e Unificado São Paulo) com os sindipetros de Minas Gerais e Paraná/SC, sindicatos da construção civil de Santos e São José dos Campos, metalúrgicos,  comissão de Desempregados e movimento estudantil estão, nesse momento, na Refinaria Presidente Bernardes (RPBC), em Cubatão, unidos contra a terceirização das áreas operacionais das refinarias, terminais e termoelétricas, intensificadas graças ao plano de privatização da dupla Guedes e Bolsonaro, que avança a passos largos. A mobilização também serviu para deliberar com a categoria sobre a conduta adotada em relação às práticas antissindicais e perseguições que vêm ocorrendo nas unidades da Petrobrás.

Nesta sexta também tem início a Plenária Nacional da FNP “Petrobrás para os Brasileiros – Petrobrás 100% Estatal – Fora Bolsonaro e Mourão”, que será realizada por meio virtual, e segue até o sábado. Participam da Plenária Nacional os sindicatos filiados e as oposições reconhecidas, através de delegação de representantes eleitos em assembleias.