Empresa de combustível com isenção fiscal compra refinaria da Petrobrás em Manaus

Isaac Sabbá

A Atem’s, empresa de combustível que tem sido beneficiada por isenção de impostos federais, anunciou a compra de uma refinaria da Petrobras em Manaus.

A refinaria Isaac Sabbá, que fica às margens do Rio Negro, foi inaugurada em 1957 e comprada pela Petrobras em 1974. Segundo a estatal, a capacidade de processamento é de 46 mil barris por dia.

A Atem’s faz parte do grupo da Amazônia Energia, que recebeu em 2017 uma liminar que lhe dava isenção de PIS e Cofins. Estima-se que a empresa tenha deixado de recolher cerca de R$ 1,8 bilhão em tributos nesse período.

A redução da carga tributária tem sido vista como um dos motivos que possibilitaram o crescimento da Atem’s, incluindo o pedido de autorização de emissão de R$ 500 milhões em debêntures em dezembro de 2020.

Fonte: Metrópole