Atual gestão da Petrobrás se nega a manter teletrabalho em negociação no MPT

1º de outubro

Durante audiência de mediação com o MPT (Ministério Público do Trabalho) do Rio de Janeiro, nesta segunda-feira (13), a Petrobrás se manteve irredutível e reafirmou decisão de retorno ao trabalho presencial “em ondas” a partir de 1º de outubro, aumentando os riscos de contaminação entre os trabalhadores.

Diante da negativa da empresa em seguir com as negociações, a mediação foi encerrada. A FNP e seus sindicatos estão estudando medidas jurídicas para adiar o retorno presencial em meio à pandemia.

A Petrobrás já tem grande parte dos empregados atuando presencialmente e o retorno daqueles que estão em teletrabalho aumentará consideravelmente a circulação de pessoas nos setores e, consequentemente, os riscos de contaminação, num momento em que a força de trabalho ainda não está totalmente imunizada.

Mesmo com todas as limitações impostas pela pandemia, a Petrobrás apresentou um lucro líquido de R$ 42,8 bilhões no segundo semestre deste ano. Mesmo com lucro, a empresa se aproveitou da situação da pandemia para deixar de depositar o FGTS trabalhadores e agora quer aplicar mais este ataque absurdo.

Não há motivos para agora expor os trabalhadores a mais riscos, sobretudo diante da ameaça da variante Delta. Seguimos na luta pela manutenção do teletrabalho até que toda população esteja imunizada e a pandemia esteja sob controle.

Fonte: Sindipetro SJC