Semana da Diretoria do Sindipetro-LP tem assembleias, reunião e greve

De 13 a 17 de setembro

Os sucessivos ataques e negligência por parte da atual gestão da Petrobrás têm refletido de forma direta no trabalho da Diretoria do Sindicato dos Petroleiros do Litoral Paulista.  A categoria petroleira tem sofrido “nas mãos” dos gestores das unidades que não se intimidar em colocar a vida das unidades de terra e mar e da força de trabalho em perigo para seguir à risca a cartilha da alta cúpula da empresa. Prova disso, é a Plenária Nacional da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) que ocorreu nos dias 10 e 11 de setembro e serviu para traçar os um plano de lutas para barrar esse tipo de conduta.

A situação não para por aí. Os gestores também vêm tentando barrar o trabalho sindical . O Sindipetro-LP tem realizado assembleias com os trabalhadores da Refinaria Presidente Bernardes (RPBC) e UTE-EZR, em Cubatão, que tratam sobre as práticas antissindicais que ocorrendo nas unidades. Na segunda-feira (13) o Sindipetro participou da 9ª reunião da Cipa do Terminal de Santos.

Na terça-feira (14) foi a vez dos diretores participarem da reunião semanal com o GT de Comunicação - Contra a Privatização da Petrobrás e com os membros da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) também que fazem  parte da agenda fixa semanal. No período de terça a quarta-feira, a diretoria esteve no aeroporto de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro realizando trabalho de base.  O local atende os trabalhadores e trabalhadoras das plataformas de Mexilhão, Merluza, P66, P67, P68, P69 e P70. No mesmo dia a diretoria do Sindipetro esteve reunida com a gestão do Terminal da Alemoa e o RH. O encontro foi solicitado, através de ofício, a pedido da própria gestão da Transpetro para debater o efetivo mínimo.  As negociações não avançaram e culminaram na paralisação dos petroleiros do terminal.

Na quarta-feira (15) aconteceu a reunião semanal dos dirigentes do Sindipetro-LP que serve para alinhar a diretoria frente aos embates diários. Além disso, também ocorreram as reuniões com o Grupo de Trabalho - Conselho Sindical Reg da B. S. e o GT Comunicação - Contra a Privatização da Petrobrás acontecem todas as quartas-feiras.

Na quinta-feira (16), os dirigentes do Sindicato participaram da inspeção na Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato (UTGCA), em Caraguatatuba, que passa por uma parada de manutenção. Os representantes do Sindicato almoçaram no restaurante onde os contratados almoçam para avaliar as condições sanitárias implementadas no combate a Covid-19. Os dirigentes puderam constatar que houve uma melhora no local graças a intercessão do Sinidcato na inspeção realizada na última semana. Além disso, outra atividade que é realizada todas as quintas-feiras é a reunião com os membros do Fórum em defesa dos participantes da Petros/AMS. Na quinta também aconteceu reunião com o EOR da Petrobrás que vem sendo feita quinzenalmente. A noite a diretoria cortou a rendição do turno dos trabalhadores do Terminal da Alemoa, em Santos. A força de trabalho cruzou os braços por segurança operacional e contra a redução do efetivo.

Na sexta-feira (17) foi dado prosseguimento ao movimento paredista no Terminal da Alemoa, em Santos. Sexta também é dia de reunião com Cabeças Brancas para discutir a situação da AMS. O dia também conta com reunião com os dirigentes da FNP para apresentação do Programa Saúde Mental e assinatura do certificado digital do Sindicato. A semana finaliza com assembleia para os trabalhadores da RPBC e UTE-EZR.