Grupo Esperança realiza Carreata Solidária pelo Dia Nacional de Doação de Órgãos neste domingo (26)

Com apoio do sindicato

No próximo domingo (26), o Grupo Esperança realiza mais uma Carreata Solidária pelo Dia Nacional de Doação de Órgãos. A saída da carreata acontece às 10h, partindo da Estação da Cidadania (Av. Ana Costa, 340) e segue até o Espaço CEPE SP (Av. Conselheiro Nébias, 253) em frente ao Sindipetro-LP, onde acontecem outras atividades. A iniciativa é do Grupo Esperança em conjunto com o Clube dos Empregados da Petrobrás (CEPE SP) e com apoio do Sindicato dos Petroleiros do Litoral Paulista (Sindipetro-LP).

O evento, em referência ao Dia Nacional da Doação de Órgãos, comemorado no dia 27 de setembro, tem como objetivo principal conscientizar a população sobre a importância da doação de órgãos. Mais de 45 mil brasileiros esperam a doação de um órgão no Brasil. Com a pandemia, a quantidade de doações caiu quase 30% em relação ao período anterior. É um quadro dramático, que representa uma situação de vida ou morte para milhares de pessoas. Por isso, será realizada a Carreata Solidária pelo Dia Nacional da Doação de Órgãos. Esta é a segunda edição do evento, que contará ainda com testagem gratuita para hepatite C e posto de arrecadação de alimentos para ações sociais.

Transplantado do fígado desde 2014, o presidente do Grupo Esperança, Jeová Pessin Fragoso, destaca que o objetivo da ação é conscientizar sobre a importância do diálogo sobre o tema e a declaração em vida do desejo de doar os órgãos. “Muitas vezes as pessoas não falam a respeito do tema e, diante de um momento de dor, os familiares se recusam a permitir a doação. Quando a pessoa declara em vida o desejo de doar os órgãos, a tendência é que os familiares respeitem a decisão”, afirma.

Atividades – a partir da dispersão da carreata, o Espaço CEPE SP realizará testes gratuitos de hepatite C. O resultado sai na hora e não é necessário estar em jejum para realizá-lo. Além disso, o local também estará arrecadando alimentos, que serão encaminhados a famílias em situação de vulnerabilidade. Também será instalada uma lanchonete solidária, com parte da renda revertida para entidades beneficentes.