Diretoria do Sindipetro-LP atravessa a semana com greve, ato, reuniões e panfletagem

De 20 a 24 de setembro

Mais uma semana de trabalho intenso para a diretoria do Sindicato dos Petroleiros do Litoral Paulista. A greve no Terminal da Alemoa, em Santos, atravessou o final de semana e segue firme em seu 9º dia.  A semana começou com reunião da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CISTT) e com perícia de agentes químicos para Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) na Refirmaria Presidente Bernardes ( RPBC), em Cubatão. A Diretoria também participou de reuniões, na segunda e quarta-feira, com estudantes, sindicatos e organizações populares para organização de classe e do ato Fora Bolsonaro que acontece no próximo dia 2 de outubro.

Na terça-feira (21) os dirigentes do Sindipetro-LP  se reuniram com o SINTRACOMOS  e empresa NORMATEL para discutir a situação dos trabalhadores terceirizados.  Os dirigentes liberados do Sindicato têm agenda fixa toda semana. A reunião dos dirigentes do Sindipetro-LP e com os membros da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) servem para alinhar a diretoria frente aos embates diários. Além disso, outra atividade que é realizada semanalmente são reuniões com os membros do Fórum em defesa dos participantes da Petros/AMS, com Cabeças Brancas para discutir a situação da AMS. As reuniões com o Grupo de Trabalho - Conselho Sindical Reg da B. S. e o GT Comunicação - Contra a Privatização da Petrobrás acontecem todas as quartas-feiras. A reunião com o GT Comunicação - Contra a Privatização da Petrobrás também faz parte da agenda fixa.

Na quarta-feira o coordenador do Sindipetro-LP, Fabio Mello, deu uma entrevista à Rádio Brasil Atual – RBA Litoral para falar sobre a greve dos petroleiros da Alemoa que conta com a participação de  próprios e terceirizados de fora da unidade, por segurança e contra a redução do quadro de operação, que torna a permanência no local insegura. Mello aproveitou a participação do vereador Chico Nogueira, de Santos, para solicitar que em nome da Câmara de Vereadores de Santos, sobre a Transpetro o quantitativo do atual quadro de operação da unidade.

Na quinta-feira (23) foi dia de assembleia com os trabalhadores da RPBC e UTE-EZR. O pleito  trata sobre as práticas antissindicais que vem ocorrendo nas unidades e sobre greve em caso de punições. No mesmo dia os diretores do Sindipetro-LP distribuíram panfletos na Refinaria Presidente Bernardes (RPBC), em Cubatão. O material divulga os candidatos apoiados pelo Sindicato que concorrem a uma vaga na Cipa Gestão 2021/2022.  A eleição ocorre na unidade até o próximo dia 5 de outubro. Além disso, também estiveram presentes na 7ª Reunião da CIPA UTE-CBT Gestão 2021.

Na sexta-feira (24) foi dia de ato unificado encabeçado pelos sindipetros do Estado de São Paulo que estão unidos contra a terceirização das áreas operacionais das refinarias, terminais e termoelétricas, intensificadas neste ano graças ao plano de privatização do governo Bolsonaro. A mobilização aconteceu na Refinaria Gabriel Passos (Regap), em Minas Gerais. A caravana unitária de lutas já passou pela Replan (Paulínia), Revap (São José dos Campos), Recap (Mauá) e RPBC (Cubatão). A diretoria também esteve na porta da RPBC, em Cubatão, para continuar a panfletagem do boletim da Cipa. Além disso, o DAP promoveu na sede, em Santos, e por videoconferência, reunião com aposentados e pensionistas para tratar sobre o equacionamento da AMS e assuntos diversos. Na próxima quarta-feira (29) acontece reunião na subsede, em São Sebastião.