Entre greve e caravana unitária, Reunião com os aposentados e diretoria acontece na sede

A reunião mensal com os aposentados e pensionistas aconteceu nesta sexta (24), mesmo com a diretoria dividida entre tocar a greve da Alemoa e a caravana unitária, que nesta data foi em Betim, Minas Gerais, na Refinaria Gabriel Passos (Regap), com ato contra a privatização e terceirização.

Um dos principais assuntos em pauta na reunião foi sobre o desconto feito no contracheque de setembro dos assistidos da Petros e da ativa, referente ao desconto de equacionamento da AMS e que já havia liminar conquistada pelo jurídico da FNP suspendendo a cobrança. De acordo com o jurídico do sindicato, o desconto foi efetivado, talvez por não ter havido tempo hábil para notificar a empresa e refazer a folha de pagamento que já estava pronta, mas já há despacho do juiz ordenando que o desconto ocorrido em setembro seja devolvido no contracheque do mês de outubro, juntamente com a suspensão da cobrança.

O diretor Fabio Mello explicou a luta que está sendo travada para que a AMS volte a ser gerida pela Petrobrás, pois com a Associação Petrobrás de Saúde (APS), a categoria terá ainda que custear a estrutura necessária para o funcionamento do serviço, assim como terá que bancar a contratação de pessoal, treinamento etc, coisa que com a AMS não acontecia.

A diretoria explicou ainda que com a suspensão da resolução 23 da CGPAR, a categoria será beneficiada, pois no ACT 2020/2022 há uma cláusula que estabelece que em caso de alguma mudança ou suspensão da medida, seria mantida a atual proporcionalidade da contribuição, que no último ACT passou para 60/40, caindo a tratativa de 50/50 que seria aplicada em janeiro de 2022.

A categoria fez perguntas e tirou dúvidas, algumas respondidas pela diretoria e outras serão retomadas futuramente, dessa vez pelo jurídico, que devido a um contratempo não pode estar presente.

A diretoria falou sobre o retorno gradativo das atividades presenciais na sede e subsede, pois diante da pandemia e o fato de nem todas as pessoas terem sido vacinadas, há ainda risco de transmissão da covid-19. A diretoria do Sindipetro-LP deverá se reunir em breve para tratar dessa questão, o que deve ter resposta na primeira quinzena de outubro. Diante disso, o DAP anunciou que serão retomadas em breve as aulas de inclusão digital aos aposentados e pensionistas.

O coordenador do DAP, Marcelo Santos, pediu aos presentes que atendam os chamados futuros do sindicato para que participem das mobilizações que promovemos contra as privatizações, contra as reformas e em defesa da Petrobrás, pois para influenciar a opinião pública e pressionar os parlamentares, é preciso muita gente nas ruas.

O apelo foi também por empatia aos problemas não apenas da categoria petroleira, mas aos terceirizados e companheiros de outras classes, pois diante dos desafios e ataque postos pelo atual governo, a unidade é que garantirá avanço, do contrário os interesses individuais de todos serão atropelados.  Felizmente os petroleiros são ainda uma das maiores categorias do país, das poucas cujas ações realmente interferem nos rumos da economia e da política, coisa que os presentes presenciaram defendendo a Petrobrás em seu tempo, nas greves de 91/95 e durante todo o período de Ditadura Militar.

É essa experiência que faz falta nas lutas da categoria e que a diretoria do Sindipetro-LP pretende resgatar, seja contando no PodPetros, podcast do sindicato que irá repassar essas histórias para todo o mundo, como nas trincheiras das greves e mobilizações, ombreados com a atual geração de petroleiros.