Sindipetro-LP promove curso sobre previdência complementar para associados e dependentes

Faça já sua inscrição

O Sindicato dos Petroleiros do Litoral Paulista promove curso sobre previdência complementar a partir do dia 21 de outubro.

O curso, que é voltado para ativos, aposentados e pensionistas, foi elaborado pelo  Instituto Brasileiro de Estudos Políticos e Sociais (IBEPS) e será ministrado por Ronaldo Tedesco. Serão 6 aulas, uma vez por semana, às quintas-feiras, das 18h às 20h. As aulas acontecerão por videoconferência e os alunos receberão, através de grupo no WhatsApp, o link das aulas, material didático digital e certificado expedido pelo Sindicato e pelo Ibeps.

Vale destacar, que os petroleiros que laboram em regime de turno e que não puderem assistir as aulas, por coincidir com a escala ade trabalho, receberão o link da aula gravada através do whatsapp e só será computada presença no curso ao termino do vídeo.

A atividade é uma importante contribuição para a categoria que deseja se engajar nas lutas em defesa dos direitos dos trabalhadores, principalmente em defesa da Petros.

A aula inaugural contará com a participação do representante da Fenaspe, Paulo Teixeira Brandão, do representante da Federação Nacional dos Petroleiros, Silvio Sinedino, e do membro da Fup, Paulo César Martin, e terá como tema “Situação da Petros hoje: O que devemos esperar após a aprovação das contas do exercício 2020 e a nova configuração de conselheiros nos conselhos da Petros?”.

Os interessados devem se inscrever através do telefone 3202 1100 até o dia 18 de outubro (segunda-feira). O horário de atendimento é de segunda a quinta-feira das 8h às 12h e das 14h às 18h e às sextas-feiras das 8h às 12h e das 13h às 17h. Vale destacar que poderão participar apenas sócios e dependentes habilitados.

Breve currículo de Tedesco
Ronaldo Tedesco trabalhou como Técnico de Eletricidade na Petrobrás por 37 anos e tem MBA em Engenharia do Planejamento com Ênfase em Previdência Complementar. Tedesco ocupou o cargo de conselheiro deliberativo eleito da Petros e também foi eleito pelos trabalhadores como conselheiro fiscal, tendo dado várias contribuições para entendimento da categoria sobre como funciona a fundação Petros e o modelo de previdência suplementar. Foi também um dos responsáveis por “traduzir” os planos de equacionamento, déficits e cobrar publicamente sobre os investimentos equivocados realizados pela fundação, sendo este um dos prováveis motivos para a perseguição que sofre.

Tedesco subscreveu denúncia de 70 investimentos da Petros comprovadamente com irregularidades e foi presidente do Conselho Fiscal da fundação, período em que as contas da Petros foram rejeitadas por unanimidade, ou seja, com o voto dos conselheiros indicados pela Petrobrás também.

Confira abaixo a programação:

Aula II – Conceitos básicos para entender o Regime de Previdência Complementar

Aula III - Investimentos e política de investimentos

Resolução CMN4661/2018 (regula investimentos em fundos de pensão)

Política de Investimentos e Gestão de riscos

Aula IV - Governança e gestão

Fundo administrativo, taxa de carregamento, taxa de administração, custo e custeio

Processos e controles internos

Contingentes judiciais

Órgãos de governança e gestão: (conselhos, diretoria, gerências executivas, auditoria e ouvidoria)

Aula V - Previdência e Atuária (premissas, formação das reservas matemáticas, retiradas de patrocínio, transferência de gestão etc.)

AULA VI - Fiscalização interna e externa

Atuação do conselho fiscal como fiscal da gestão para além dos números

Auditoria interna, auditoria independente; funcionamento do Comitê de Auditoria (COAUD) obrigatório nos fundos de pensão; comitês de assessoramento ao conselho deliberativo

Órgãos de controle e fiscalização externa: PREVIC, MPF, CVM, TCU, SEST e Patrocinadoras