AEPET-BA faz lançamento do vídeo Petrobrás, uma história de lutas, resistência e sucesso

Nesta quarta (20), às 19h

Nesta quarta-feira (20), às 19h, a AEPET-BA fará o lançamento do vídeo Petrobrás, uma história de lutas, resistência e sucesso. Após a exibição do vídeo, será realizado um debate sobre os impactos da venda dos ativos para o povo baiano. A Live será transmitida pelo canal da AEPET-BA no Youtube a página do Facebook

Participam do debate, o economista do Instituto Brasileiro de Estudos Políticos e Sociais (IBEPS), Eric Gil; o ex-gerente geral da UN-BA, Antonio Rivas e o secretário-geral da FNP, Adaedson Costa. Os mediadores da Live serão o presidente da AEPET-BA, Marcos André dos Santos e a diretora de Comunicação da Associação, Érika Grisi.

O documentário é uma iniciativa da AEPET-BA e tem duração de cerca de 24 minutos. O objetivo do vídeo é denunciar o desmonte da Petrobrás, no Brasil e na Bahia sob o governo de Jair Bolsonaro. A Bahia, berço da descoberta do petróleo e gás, tem papel importante na busca pela autossuficiência do produto e na construção da Petrobrás. Em 1939, com a descoberta do petróleo no poço do Lobato e depois com o funcionamento do primeiro poço comercial em Candeias. A criação da Refinaria Landulpho Alves (RLAM), em 1950, impulsionou o funcionamento do complexo petroquímico de Camaçari.

A produção reuniu depoimentos de ex-gerentes da Petrobrás, economistas, sindicalistas e um historiador que se manifestaram sobre a importância da empresa para o estado e os impactos da privatização para o Brasil e a Bahia. Além disso, o vídeo tem caráter didático porque derruba os argumentos usados pela direção da Petrobrás para os desinvestimentos no estado.

Daí a necessidade de lutar para manter a Petrobrás na Bahia, gerando: desenvolvimento industrial, preços justos dos derivados, empregos e renda para os baianos. É necessário criar uma frente ampla para barrar a venda da RLAM, dos campos terrestres, das termelétricas, das usinas do Biodiesel, da BR Distribuidora e, também, o fechamento da sede administrativa do Norte/Nordeste, em Salvador.

Participe deste evento pelo chat ao vivo!

Links da transmissão da live do documentário:
Facebook – https://www.facebook.com/357051761008180/posts/4492574544122527/
Youtube – https://youtu.be/WCv3f8lxUgI