Greve de terceirizados, lançamento de documentário, curso e reuniões foram parte da semana da Diretoria

De 18 a 22 de outubro

A semana da diretoria começou com anúncio de greve de trabalhadores terceirizados da RPBC. O diretor Fabio Mello participou da assembleia que definiu greve dos trabalhadores da Método Potencial. Os trabalhadores da empresa de engenharia, que tem contratos em diversas unidades da Petrobrás, iniciaram na segunda-feira (18) greve por tempo indeterminado, devido a calote no pagamento de salários causado pela empresa. O Sindipetro-LP está acompanhando as negociações, dando apoio ao Sintracomos, sindicato que representa esses petroleiros terceirizados  e se preciso, convocar uma mobilização nacional para pressionar a Petrobrás a garantir os valores da última medição para pagamento dos trabalhadores.

Ainda na segunda-feira foi feita auditoria externa de SPIE da UTGCA, com entrevista com equipe Auditora IBP. O dia terminou com reunião da diretoria do Sindipetro-LP.

Na terça-feira (19), o diretor do DAP, Célio Silva, foi acompanhar o embarque dos trabalhadores das plataformas, em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. Essa atividade acontece de terça à quinta, período em que o diretor distribui boletins e conversa com os trabalhadores sobre as demandas dos embarcados.

No dia Dia 20 de outubro (quarta-feira), logo pela manhã, a diretoria esteve no terminal Alemoa para entregar o boletim da caravana unitária e “O Petroleiro” e conversar sobre a questão da tabela de turno.

Às 19h, no mesmo dia, o sindicato e FNP, representados pelo diretor Adaedson Costa, participou do lançamento do documentário “Petrobrás 68 anos: Uma história de Lutas, Resistência e Sucesso”, produzido pela Aepet Bahia. Participaram do lançamento, o economista do Instituto Brasileiro de Estudos Políticos e Sociais (IBEPS), Eric Gil e o ex-gerente geral da UN-BA, Antonio Rivas. Os mediadores da Live foram o presidente da AEPET-BA, Marcos André dos Santos e a diretora de Comunicação da Associação, Érika Grisi. O documentário está disponível aqui.

A quinta-feira (21) foi dia de muitas reuniões. Na UTGCA houve auditoria externa de SPIE da UTGCA, seguida por reunião de encerramento. Também na unidade de Caraguatatuba, houve reunião da comissão de SMS local. A diretoria também participou nesse dia de reunião com o Coletivo Caiçara do Litoral Norte e da reunião com os petroleiros das SCRs.

Ainda na quinta, o diretor Cesar Francisco participou do encontro virtual realizado por servidores da Fundacentro, em homenagem aos 55 anos da instituição, que passa por um momento de ataques pelo governo Bolsonaro, que tenta desmontar as normas regulamentadoras e dificultar a atuação dos órgãos fiscalizadores. O Sindicato foi um dos convidados do evento, pela parceria de anos que tem com a instituição.

O sindicato também iniciou nesta data curso sobre previdência complementar para sócios e dependentes habilitados. Serão seis aulas, uma vez por semana, às quintas-feiras, das 18h às 20h. O curso foi elaborado pelo Instituto Brasileiro de Estudos Políticos e Sociais (IBEPS) e será ministrado por Ronaldo Tedesco.

Nesta sexta-feira (22), haverá reunião sobre AMS com cabeças Brancas e Curso Laboratório de Mudanças em SST, na USP São Carlos, com participação do Sindipetro-LP. Às 16h, o diretor Fabio Mello se reunirá com os caminhoneiros na sede do Sindicato dos Caminhoneiros (Sindicam), em Santos.

Durante toda semana a diretoria distribuiu o boletim “O Petroleiro” na Alemo e RPBC. Na próxima semana, o material será entregue em Pilões.