Outubro Rosa: faça o autoexame, a prevenção deve ser constante e salva vidas

Previna-se

O mês de Outubro é reservado para a conscientização e prevenção ao câncer de mama e mais recentemente foi incorporado à data a luta contra o câncer de colo do útero no Brasil e em grande parte do mundo. Com a cor de rosa nas luzes de monumentos estaduais, municipais e faixadas de empresas, a ação chama a atenção para o mês de prevenção, que salva vidas.

O câncer da mama é o que mais afeta as mulheres no Brasil e no mundo. A estimativa do Instituto Nacional de Câncer (INCA) é de 66.280 novos casos para cada ano de 2020 até 2022.  Por isso, falar sobre ele não apenas no Outubro Rosa, é essencial para lembrar a importância do diagnóstico precoce, que aumenta as chances de cura, e ajudar a promover uma vida mais saudável.

*A prevenção sempre é o melhor remédio*
Infelizmente, não há como prever quando o câncer de mama vai aparecer, da mesma forma que não é possível evitar contrair a doença, mas é possível prevenir a formação com uma alimentação balanceada, pouco gordurosa, rica em nutrientes e com pouco açucares.

O consumo de leve a moderado de álcool também pode contribuir para o desenvolvimento do câncer, principalmente de mama. E aqui, vale destacar,  estamos falando de consumo leve e moderado. Cientistas da Escola de Saúde Pública de Harvard e do Hospital da Mulher de Brigham, em Boston, nos Estados Unidos, avaliaram o risco de câncer associado ao consumo de álcool. O resultado demonstrou que até uma dose por dia pode contribuir para um risco 13% maior de uma mulher desenvolver câncer, principalmente o câncer de mama.

O sedentarismo também pode ser um agravante para as mulheres adquirirem o câncer. Uma pesquisa brasileira publicada na revista Nature comprovou que a falta de exercícios físicos foi responsável por pelo menos 12% das mortes causadas pela doença entre 1990 a 2015.

*Os sintomas mais comuns da doença são:*
A presença de caroços na região da mama;
Secreções no mamilo;
Pele enrugada e enrijecida;
Vermelhidão, feridas e coceiras.


Outros fatores também podem causar a doença, por isso, o autoexame e mamografias anuais nas mulheres a partir dos 40 anos é recomendado pela Sociedade Brasileira de Mastologia. No Brasil, o Ministério da Saúde recomenda que mulheres a partir dos 50 anos, façam mamografia a cada dois, mas podendo começar antes, aos 40 ou a partir do momento que encontrar alguma anomalia que mereça ser investigada, faça.

Previna-se! A saúde vem em primeiro lugar.