Federação Nacional dos Petroleiros exige direito de resposta ao Grupo Jovem Pan por fake news

Fake news

A Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) acionou o Grupo Jovem Pan para pedir direito de reposta ao “Pingo nos Is”  por canta de afirmações feitas pelo jornalista José Maria Trindade, durante o programa, que foi ao ar no dia 28 de outubro.

O jornalista usou a sua posição no programa para atacar os trabalhadores petroleiros com informações falsas sobre seus direitos trabalhistas. Trindade ainda mentiu ao afirmar que “quem ganha dinheiro na Petrobrás são principalmente os funcionários da empresa que possuem plano de saúde que beneficia sogro e sogra”.

Demonstrando verdadeiro descompromisso com a verdade, mais uma vez, Trindade divulgou “fake News” ao afirmar que os funcionários da Petrobrás recebem 19 (dezenove) salários por ano. Na verdade, como todos os trabalhadores regidos pela CLT recebem os salários mensais e mais o 13 (décimo terceiro) salário no fim do ano, nos mesmos moldes que todos os demais trabalhadores “celetistas”. Sendo assim INVERDADE que recebem 19 salários por ano!

A FNP se empenha em defender o respeito ao exercício profissional para todos os jornalistas, por isso, também exige respeito aos trabalhadores petroleiros e o direito de resposta como instrumento impulsionador do jornalismo de qualidade, comprometido com a ética e a busca da verdade, do exercício da cidadania, da democracia, sobretudo, para corrigir a distorção já publicizada a respeito dos trabalhadores petroleiros.

Leia aqui, o ofício.

Fonte: FNP