Semana da diretoria: ato contra calote de terceirizadas e conversas sobre turno de 8 e 12 horas

Agenda da Diretoria

Na segunda-feira (8), os grupos de turno da RPBC e UTE-Euzébio Rocha, se juntaram aos trabalhadores terceirizados da refinaria, em ato em protesto contra o calote sofrido pelos trabalhadores da Método Potencial, empresa terceirizada que vem causando prejuízos aos contratados e que demitiu 150 pessoas, além de manter os pagamentos de salários atrasados.

O ato foi também em solidariedade aos caminhoneiros, que estavam em greve no Porto de Santos, contra o Preço de Paridade de Importação (PPI), que vem causando os aumentos absurdos nos preços dos combustíveis e do gás de cozinha.

A terça-feira foi reservada pela diretora para reuniões com a FNP e com o Fórum Sindical do Litoral Norte.

A quarta-feira foi mais um dia dedicado a reuniões, auditorias e audiências em defesa dos direitos e saúde dos petroleiros. Dentre os compromissos do dia, a diretoria participou de reunião com o Conselho Sindical regional da Baixada Santista, audiência com o Ministério Público do Trabalho (MPT) sobre efetivo da UTGCA e reunião com o Grupo de trabalho (GT) de comunicação Contra a Privatização da Petrobrás.

Na quinta-feira (11), após semanas de luta em apoio aos trabalhadores terceirizados da Método Potencial, a diretoria participou da assembleia que levou a boa nova de uma grande vitória na justiça. Graças à mobilização na RPBC, os petroleiros terceirizados receberam a noticia de que vão receber os salários atrasados e benefícios que estavam pendentes com o fim do contrato da terceirizada.

A diretoria teve ainda reunião com o Fórum em defesa dos participantes da Petros/AMS e com a Ciplat da Plataforma P-67. Também na quinta foi dia de curso sobre previdência complementar, iniciado no dia 21 e que vai até o dia 25 de novembro, todas as quintas.

Nesta sexta-feira (12), houve reunião do Ciplat da P-66. No início da manhã os dirigentes do Sindipetro-LP estiveram reunidos com os trabalhadores da RPBC e UTE-EZR para distribuir o segundo boletim informativo que trata sobre as tabelas de turno de 8 e 12 horas. Na edição entregue, apresentamos os prós e contras de cada jornada, em textos produzidos pelos próprios trabalhadores da refinaria.  Na oportunidade, os diretores do sindicato e o advogado do Sindipetro-LP, Dr. José Henrique Coelho, também discorreram sobre o assunto e responderam os questionamentos da força de trabalho.

Ao final do ato, os petroleiros da RPBC e UTE-EZR gravaram um vídeo pra distribuir nos grupos de Whatsapp, mandando um recado para a população brasileira sobre a realidade da categoria petroleira e a verdadeira face da política de preço dos combustíveis e gás de cozinha.

Como é de costume do governo, Bolsonaro vem alardeando que a culpa é do ICMS dos estados e colocando a empresa como vilã, mas é o PPI, implantado pelo governo Temer, que é culpado pelos sucessivos aumentos que tem acertado em cheio o orçamento das famílias brasileiras.

Para terminar o dia, a diretoria tem uma conversa com os trabalhadores da Alemoa, às 19h.

Seguimos em luta, em defesa dos direitos dos trabalhadores e por uma Petrobrás para os Brasileiros!