Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) adia para o dia 30 os debates sobre política de preços da Petrobrás

“fomentar o debate”

A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado foi definida para iniciar as deliberações sobre como mudar a política de preços de combustível atrelada ao dólar da Petrobrás . Mas a questão será discutida em duas semanas, depois que o comitê decidiu realizar audiências públicas em 23 de novembro para “fomentar o debate” sobre os preços dos combustíveis antes de votar qualquer nova legislação.

Os senadores querem ouvir o ministro da Economia, Paulo Guedes, o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, e o presidente da Petrobrás, Joaquim Silva e Luna, para discutir a rápida alta dos preços dos combustíveis no país.

Desde o início do ano, os preços médios da gasolina e do diesel aumentaram 45 e 43 por cento, respectivamente. Um projeto de lei patrocinado pela oposição cria um novo imposto sobre as exportações de petróleo bruto, bem como um fundo de estabilização de preços, e também insta a Petrobras a parar de atrelar seus preços aos preços internacionais do petróleo.

“O Brasil não pode dolarizar sua economia”, disse o senador Rogério Carvalho, do Partido dos Trabalhadores, que redigiu o projeto. “O governo está importando inflação que não condiz com os custos de produção doméstica.”

Fonte: O petróleo