Semana da Diretoria com começa conversa na refinaria e Alemoa e termina com ato Fora Bolsonaro

De 16 a 20 de novembro

Depois de um feriado nacional as atividades da Diretoria do Sindicato dos Petroleiros do Litoral Paulista não deram folga. A terça-feira começou com m panfletagem e debate na Refinaria Presidente Bernardes (RPBC), em Cubatão. A Diretoria do Sindicato com o advogado, Dr. José Henrique Coelho, tratou de um tema que vem sendo alvo de discussões entre os trabalhadores da unidade — as tabelas de turno. O assunto norteará as assembleias que irão decidir se os turnos serão mantidos em 8 horas ou passarão a ser de 12 horas. As rodadas de conversa prosseguiram no decorrer da semana e irão contemplar todos os grupos de turno da refinaria. O mesmo tema também foi motivo de discussão no Terminal da Alemoa, em Santos. A semana também começou com reunião da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CISTT) e com a Comissão Permanente – ACT.

Os dirigentes liberados do Sindicato têm agenda fixa toda semana. As reuniões com o Grupo de Trabalho - Conselho Sindical Reg da B. S. aconteceu na quinta-feira e o GT Comunicação - Contra a Privatização da Petrobrás acontecem todas as terças e quintas- feiras. A reunião com os membros do Fórum em defesa dos participantes da Petros/AMS também faz parte dos compromissos da semana.

Na quarta-feira (17) a Diretoria do Sindipetro-LP prestou apoio aos trabalhadores da Método Potencial na Refinaria Henrique Lage (Revap), em São José dos Campos. A "gata" vem fazendo a farra em mais uma unidade do Sistema Petrobrás. A força de trabalho cruzou os braços por 16 dias e conseguiu garantir, através da justiça, os pagamentos dos atrasados, 1ª parcela da PLR e do 13º salário. Essa vitória foi graças à pressão dos sindicatos que apoiaram a luta e a união da força de trabalho. No mesmo dia aconteceu reunião entre os dirigentes da FNP e do EOR da Petrobrás.

Na quinta-feira (18) foi a vez dos dirigentes se reunirem com os membros do Fórum em Defesa dos Participantes da Petros/AMS que acontece semanalmente. O Sindipetro-LP esteve presente na Reunião Cultura ZN que aconteceu no Teatro da Praça das Paz em apoio aos artistas de São Vicente que lutam contra o fim da secretaria de Cultura de SV. A Diretoria do Sindicato participou de uma reunião com artistas da Zona Noroeste, em Santos, pela volta das atividades culturais na periferia e não apenas nas áreas nobres da cidade. O descaso pela cultura e artistas na região segue a mesma cartilha do atual mandatário do país, Jair Bolsonaro, que vem acabando com a cultura  e isso é explicitado inclusive na grande queda de apoio a projetos culturais feito pela Petrobrás nos últimos anos.

A sexta-feira começou com mais uma rodada de conversa sobre as tabelas de turno. Os trabalhadores da RPBC continuam debatendo o tema. No mesmo dia houve a reunião semanal com os Cabeças Brancas para discutir a situação da AMS que tem sido uma grande preocupação para a categoria e com o corpo jurídico da FNP. Hoje a Diretoria irá  participar de reunião  no Conselho de Cultura de Santos para dar continuidade a luta pela volta das atividades culturais na região.

No sábado (20), Dia da Consciência Negra, a diretoria irá participar do ato Fora Bolsonaro, na Avenida Paulista, no Masp, e na Praia Grande.