Veja as atividades da diretoria na semana, de 22 a 26 de novembro, com ação contra PPI e outras pautas

Semana da diretoria

A semana da diretoria começou com conversa na RPBC, na segunda-feira (22), sobre turno de oito ou 12 horas, com a participação do jurídico do sindicato, representado pelo advogado José Henrique Coelho. Essa foi a última rodada de conversa e com panfletagem, encerrando com o Grupo 1 da refinaria.

Além dos debates na barraca em frente ao prédio administrativo, o sindicato tem entregado boletins com argumentos com prós e contras as duas propostas de turno. Ao final da conversa, os trabalhadores gravaram um vídeo contra a Política de Preço de Importação (PPI), responsável pela alta dos combustíveis e gás de cozinha.

No decorrer do dia, a diretoria se dividiu em reuniões com a Presidência da Transpetro, juntamente com a FNP, Perícia na RPBC e em reunião presencial com a diretoria do Litoral Norte, na subsede, em São Sebastião.

Na terça-feira (23), a diretoria participou de reuniões da FNP e Transpetro com a Comissão de SMS. Mais tarde, também com a FNP, foi realizada reunião sobre ACY com o RH da Transpetro.

Ao final da tarde, foi a vez de se reunir com o Grupo de Trabalho de Comunicação contra a Privatização, para alinhar, entre outras coisas, a campanha do Dia Nacional de Gasolina sem PPI.

Para encerrar o dia, o diretor Fabio Mello participou de uma live na pagina do Instagram, em uma conversa com o historiador e youtuber Jones Manoel, para uma conversa sobre soberania nacional e o papel da Petrobrás. A live teve a participação de Bruno Dantas, diretor do Sindipetro/RJ.

Na quarta-feira (24), a diretoria promoveu a reunião mensal com aposentados, pensionistas e o jurídico do sindicato, na subsede, em São Sebastião, e através do Microsoft Teams. O evento é uma iniciativa do Departamento de Aposentados e Pensionistas que busca estabelecer uma melhor comunicação sobre os principais temas que preocupam os aposentados e pensionistas da categoria.

A diretoria teve ainda reuniões com o Grupo de Trabalho do Conselho Sindical Regional da Baixada Santista e com o GT de Comunicação Contra Privatização da Petrobrás.

À noite, foi mais um dia do curso de Previdência Complementar, promovida pelo Sindipetro-LP.

Na quinta-feira (25), foi realizado com grande destaque na mídia regional e nacional, o Dia Nacional da Gasolina sem PPI. A campanha, encabeçada pela FNP, sindicatos e o Observatório Social da Petrobrás, foi realizada em Santos, Caraguatatuba, São José dos Campos e Angra dos Reis, no Rio de Janeiro.

Nas cidades do Litoral Paulista, foram disponibilizados seis mil litros de gasolina para a venda a R$ 4,40, preço que o Ibeps calculou como viável para manter os investimentos, pagar os empregados e fornecedores e ainda distribuir lucros aos acionistas, mas sem sacrificar o povo brasileiro. Com o PPI, já é possível ver gasolina sendo vendida a R$ 8 reais pelo país e a R$ 7 em boa parte dos postos de São Paulo e Rio de Janeiro. A campanha foi voltada a motoboys e motofretistas, tendo beneficiado cerca de 700 trabalhadores dessa categoria.

Durante a campanha, a diretoria ainda se reuniu com os aposentados e pensionistas na sede, em Santos, com participação do advogado Marcus Coelho, para tratar sobre demandas específicas dos participantes, tirar dúvidas sobre ações em andamento, falar sobre AMS e outros assuntos.

Nesta sexta-feira a diretoria participa do curso Laboratório de Mudanças em SST, na USP São Carlos e de reunião com pesquisadores sobre Câncer entre petroleiros.

Às 17h, os diretores liberados se reúnem com um grupo de trabalhadores para uma conversa, a pedido dos próprios.