Semana da Diretoria teve panfletagem, reuniões com a empresa e incursão em Brasília para denunciar o PPI

De 29 de novembro a 03 de dezembro

Trabalho intenso virou o lema da Diretoria do Sindicato dos Petroleiros do Litoral Paulista. A semana começou com panfletagem e conversa com os trabalhadores do turno da Refinaria Presidente Bernardes (RPBC), em Cubatão, e no Terminal da Alemoa, em Santos. Em pauta, as tabelas de turno de 8 horas e 12 horas que serão votadas em assembleias. No mesmo dia a Diretoria do Sindicato participou da reunião com os dirigentes da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP), sobre acidente na gerência OP/HDT e Subsede GTB X Sindipetro.

Na terça-feira (30), os dirigentes da FNP, o que inclui alguns diretores do Litoral Paulista, se reuniram o gerente de RH representando o presidente da Petrobrás, Luna e Silva, para tratar da política de preços dos combustíveis e dos ataques à categoria.

De terça a quinta-feira é realizado trabalho de base no aeroporto de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. No local embarcam e desembarcam os petroleiros das plataformas de Merluza, Mexilhão e P-66, P-67, P-68, P-69 e P-70. Os dirigentes do Sindipetro-LP seguem realizando o trabalho de diálogo com a categoria e colhendo as demandas levantadas por eles. Além disso, o Sindicato vem informando os trabalhadores sobre os ataques orquestrados pela gestão bolsonarista e genocida da Petrobrás que vem atacando diretamente e de maneira incisiva os trabalhadores offshore.

Os dirigentes liberados do Sindicato têm agenda fixa toda semana. Além disso, outras atividades realizadas semanalmente são reuniões com os membros do Fórum em defesa dos participantes da Petros/AMS, com Cabeças Brancas para discutir a situação da AMS e quinzenalmente com o EOR da Petrobrás. As reuniões com o Grupo de Trabalho - Conselho Sindical Reg da B. S. e o GT Comunicação - Contra a Privatização da Petrobrás acontecem todas as quartas-feiras. A reunião com o GT Comunicação - Contra a Privatização da Petrobrás também faz parte da agenda fixa e acontece duas vezes na semana.

Na quarta-feira (1º), a diretoria se reuniu com a Comissão Permanente - SMS da Petrobrás para tratar demandas da categoria. No dia seguinte os dirigentes também se reuniram com a comissão de ACT e representantes da Transpetro. Na quinta-feira também foi dia de levar até deputados e senadores em Brasília um dossiê elaborado pelo Observatório Social da Petrobrás com uma série de informações técnicas e econômicas sobre a política nacional de preços dos combustíveis. Além disso, denunciar as consequências da privatização da Petrobrás. Elaborado pelo economista Eric Gil Dantas, do OSP e do Instituto Brasileiro de Estudos Políticos e Sociais (Ibeps), o documento aponta ser possível vender combustíveis no país a preços mais acessíveis.

A sexta-feira (03) finalizou com entrega de material sobre as tabelas de turno no Terminal da Alemoa, em Santos, e conversa com os trabalhadores de Pilões. Os dirigentes se reuniram com o RH da UN-BS para tratar de demandas dos trabalhadores embarcados e do retorno ao trabalho presencial.

O coordenador geral do Sindipetro-LP, Fábio Mello, participou de uma entrevista no programa de TV Ponto de Vista, veiculado pela Santa Cecília TV, para falar sobre a política de preço dos combustíveis, consequências da privatização da Petrobrás e relações sindicais.