Sindipetro-LP convoca petroleiros da RPBC para assembleia que irá deliberar sobre tabelas de turno

Nesta quarta (08)

A Diretoria do Sindicato dos Petroleiros do Litoral Paulista realiza nesta quarta-feira, dia 8 de dezembro,  assembleia para deliberar a tabela de turno que será implementada na refinaria Presidente Bernardes (RPBC), em Cubatão. O pleito acontece na sede do Sindicato, em Santos, às 17h30. O item X do Artigo 11º Estatuto Social do Sindipetro-LP  assegura que “as assembleias de interesse da categoria devem ser realizadas na sede e subsede do Sindicato”. O documento estipula ainda que ... “salvo membros da categoria da área operacional que estejam trabalhando em data e horário da assembleia, será garantido aos mesmos, assembleias na entrada das unidades”. Diante disso, os trabalhadores do Grupo 3 serão os únicos que poderão participar votar na porta da refinaria e terão lista de presença específica. Os demais petroleiros e petroleiras deverão comparecer à sede.

A decisão foi tomada mediante ofício enviado no dia 03 de dezembro pela gestão da RPBC e UTE-EZR e gerência de relações sindicais cujo conteúdo afirmava que não haveria qualquer negociação diante da minuta enviada pelo Sindicato. O documento ainda salientava que manteriam na íntegra as minutas já acordadas. O que os gestores das unidades esquecem é que a diretoria do Sindicato sabe que o objetivo da empresa é não promover qualquer tipo de alteração que implique em melhorias para os trabalhadores. O único propósito é atacar a força de trabalho, inclusive em tabelas de turno que já foram praticadas. No Litoral Paulista a situação é bem diferente já que é a única base do país que tem uma tabela reivindicada pela categoria e devidamente conquistada na luta e através da greve que ocorreu em fevereiro de 2020. É de conhecimento geral que a tabela de turno vigente pode ser melhorada baseada em todas as concessões cedidas pelo RH da empresa  nas atuais tabelas de 12 horas propostas.  Os petroleiros e petroleiras da RPBC e UTE-EZR pode conseguir uma  minuta melhor  que contemple as mitigações como o efetivo no sobreaviso se assim for necessário. Diante disso, o melhor local para escolha da jornada de 8 horas e 12 horas é no Sindicato.

O indicativo da diretoria do Sindicato dos Petroleiros do Litoral Paulista é a manutenção do turno de 8 horas. O Sindipetro entende que essa opção traz segurança jurídica para os trabalhadores que não querem abdicar do passivo trabalhista conforme a gestão da Petrobrás tenta “empurrar goela abaixo”. A jornada também preserva a vida e a saúde dos trabalhadores já que não os expõe a longos períodos de trabalho e ao que isso acarreta como, por exemplo, maior exposição a agentes químicos causadores de câncer,  ocorrência de acidentes de grandes proporções ou perda auditiva significativa.

A extensão da jornada de 8 para 12 horas diminui o número de trocas de turno, mas aumenta a exposição dos trabalhadores em média 4 horas por dia trabalhado, e estudos mostram que essa extensão na exposição traz consigo mais cansaço, dificulta a concentração, queda da resistência imunológica e consequentemente mais acidentes do trabalho e mais doenças relacionadas ao trabalho.

Vale destacar que só estará na pauta do dia a discussão das 8 horas e 12 horas e não a minuta da empresa. Para esse tema haverá assembleia especifica.