Nova semana e novos desafios para a categoria petroleira e para os dirigentes do Sindipetro-LP.

De 13 a 17 de dezembro

A segunda-feira (13) começou com assembleia no Terminal da Alemoa, em Santos. Os trabalhadores deliberaram sobre os regimes de turno e tabelas. No mesmo dia os dirigentes do Sindicato participaram da reunião de abertura do processo eleitoral do Conselho de Administração. A reunião dos dirigentes do Sindipetro-LP e com os membros da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) acontece todas as semanas e servem para alinhar a diretoria dos cinco sindicatos frente aos embates diários.

Além desses dois compromissos, os dirigentes liberados do Sindicato têm agenda fixa toda semana. As reuniões com o Grupo de Trabalho - Conselho Sindical Reg. da B. S. aconteceu na quinta-feira e o GT Comunicação - Contra a Privatização da Petrobrás acontecem todas as terças e quintas- feiras. A reunião com os membros do Fórum em defesa dos participantes da Petros/AMS também faz parte dos compromissos da semana.

Na terça-feira (14) ocorreu a 12ª Reunião Ordinária da CIPA 2021 Do Terminal de Santos e reunião Comissão SMS da Refinaria Presidente Bernardes (RPBC), em Cubatão. Foram colocados em pauta problemas que estão correndo na unidade como, por exemplo, o impasse sobre o curso da cipa, o problema de poros nos taques e a deterioração do laboratório. Os diretores do Sindipetro-LP, Adaedson Costa e Gilberto da Conceição, participaram  de um protesto no Terminal Candeias (BA), principal ponto de escoamento da produção da Refinaria de Mataripe (RLAM), cujos derivados abastecem o estado de Sergipe e o Norte da Bahia. A luta foi contra a privatização do Sistema Petrobrás que se tornou a "galinha dos ovos de ouro" do atual governo.  A unidade, que completou 80 anos, não resistiu a sanha privatista da dupla Guedes e Bolsonaro e hoje pertence a 3R Petroleum. O local é primeiro poço de exploração comercial de petróleo do Brasil que entrou em atividade e ainda está produzindo.

Na quarta-feira (15) as rodadas de assembleias na Alemoa continuaram e ocorreu também no Terminal de Pilões pleito para deliberar sobre regime de turno e tabela. Além disso, a diretoria marcou presença na 1ª Reunião Ordinária da CIPA 2021/2022 da  RPBC e esteve reunida com  Comissão Permanente – AMS através da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP). Os diretores do Sindipetro-LP, Adaedson Costa e Gilberto da Conceição, estiveram na Assembleia Legislativa da Bahia para tratar da privatização da Petrobrás e dos 80 anos do Terminal de Candeias privatizado recentemente. Além disso, divulgaram o dossiê elaborado pelo Observatório Social da Petrobrás, com informações técnicas e econômicas sobre a política nacional de preços dos combustíveis.

Na quinta-feira (16), a Diretoria do Sindicato participou de uma reunião com artistas da Zona Noroeste, em Santos, pela volta das atividades culturais na periferia e não apenas nas áreas nobres da cidade. O descaso pela cultura e artistas na região segue a mesma cartilha do atual mandatário do país, Jair Bolsonaro, que vem acabando com a cultura  e isso é explicitado inclusive na grande queda de apoio a projetos culturais feito pela Petrobrás nos últimos anos. Além disso, promoveu nova assembleia com os petroleiros do Terminal de Pilões, em Cubatão. No mesmo dia os dirigentes estiveram reunidos com os cipeiros do Edisa.

A sexta-feira (17) começou e termina com novas assembleias no Terminal de Pilões, em Cubatão, e Terminal da Alemoa, em Santos. O dia prosseguiu com reunião do jurídico da FNP e a participação na Oficina da elétrica/instrumentação na RPBC, em Cubatão.