Petroleiro aposentado da RPBC necessita urgente de doação de qualquer tipo de sangue

Solidariedade

O petroleiro aposentado  Márcio Agnes Pinheiro está necessitando de doação de qualquer tipo de sangue. Aqueles que estiverem dispostos a ajudar devem comparecer ao Serviço de Hemoterapia do Hospital 9 de Julho e declarar o nome do petroleiro.  A doação de sangue deve ser agendada, não serão aceitas doações sem agendamento prévio. O agendamento deve ser feito pelos telefones (11) 3285-2922 ou (11) 3147 – 9797. O atendimento do banco de sangue acontece de segunda a sexta feira das 8h ás 17h e aos sábados das 8h ás 12h.

Não é permitida a entrada de acompanhantes nas dependências do bando de sangue, exceto em caso de doadores menores de idade e casos previstos em lei e durante o atendimento, a máscara deve ser utilizada podendo ser retirada apenas para o consumo do lanche pós-doação.

O Serviço de Hemoterapia do Hospital 9 de Julho segue a Portaria Nº 1.353, de 13 de junho de 2011 do Ministério da Saúde e da RDC 34 da Anvisa, de 11 de junho de 2014. Essas normas estabelecem, entre outros critérios, que os doadores precisam:

- Estar em boas condições de saúde, não apresentando gripe ou processo infeccioso (febre, mal-estar, dor ou diarreia).

- Ter peso mínimo de 50 quilos.

- Ter idade entre 18 e 60 anos.

- Candidatos entre 61 e 69 anos poderão doar se já realizaram alguma doação antes dos 60 anos.

- Candidatos de 16 e 17 anos poderão doar após consentimento formal do responsável legal. Para isto, é necessário o comparecimento do responsável portando, documento oficial com foto, ao serviço de hemoterapia para orientações e formalização da autorização.

- Não estar em jejum. Porém, devem evitar ingestão de alimentos gordurosos antes da doação.

- Respeitar um intervalo de 1h após tomar o café da manhã ou de 3h após o almoço.

- Não ter tido malária ou doença de Chagas.

- Não ter tido hepatite após os 11 anos de idade.

- Não ter feito tatuagem há menos de um ano.

- Não ter se exposto a situações de risco para contaminação com o HIV.

- Consultar o Serviço de Hemoterapia sobre a possibilidade de doação caso faça uso de medicação ou tenha sido submetido a procedimentos médicos ou cirúrgicos.

Com informações do site do Hspoital 9 de Julho