Sindipetro-LP lança site que resgata e preserva história de luta dos petroleiros do Litoral Paulista

63 anos de luta

No mês em que completa 63 anos de vida, a sua fundação foi em 19 de dezembro de 1958, o Sindipetro-LP celebra o seu aniversário com o lançamento de uma nova plataforma digital: o site https://sindipetrolp.org.br/memoria/ que retrata, com detalhes, as principais lutas dos petroleiros e petroleiras ao longo das últimas seis décadas.

O site resgata e preserva a memória coletiva da categoria, com textos, fotos, vídeos e outros documentos, muitos deles até então restritos ao arquivo físico da entidade, em sua sede, em Santos.

Com isso, mais do que disponibilizar aos próprios protagonistas dessas batalhas suas histórias, o objetivo é oferecer à sociedade o olhar da categoria sobre sua jornada, colaborando assim com o combate ao discurso hegemônico dos grandes veículos de comunicação.

Além de textos dedicados a cada década, do início dos 1950 ao início dos anos 2000, o site também disponibiliza o documentário ‘Tudo ou Nada’, lançado em 2018 para celebrar, então, os 60 anos da entidade, e também para retratar o período pós-golpe parlamentar, com o aprofundamento da venda de ativos e privatização da companhia.

Com a íntegra de algumas das entrevistas desse documentário e outros depoimentos, o site também aposta na oralidade como ferramenta privilegiada para contar nossa história. Por isso, uma aba específica dedicada aos depoimentos dos trabalhadores foi criada.

Novos relatos e novas histórias
Os relatos hoje disponíveis no site são apenas o pontapé inicial. Queremos coletar novos depoimentos. Sem dúvidas, ainda há muita gente da velha guarda, patrimônio vivo da categoria, a ser ouvida. Por isso, via Departamento de Aposentados e Pensionistas, vamos realizar novas entrevistas com aqueles e aquelas que fizeram e fazem parte dessa história.

A visão dos petroleiros que estiveram na linha de frente de movimentos mais recentes, principalmente aqueles que já nos oferecem a condição de um olhar retrospectivo com o necessário distanciamento, também será contemplada. Diante disso, estamos abertos aos que têm interesse em participar desse projeto, seja contando sua história, seja compartilhando arquivos que nos ajudem a contar nossa história, como fotos, cartas e jornais. Para isso, basta entrar em contato através do e-mail imprensa@sindipetrosantos.com.br

Memória viva
E como a história e os embates contra o governo e os gestores da empresa nunca param, o site será permanentemente atualizado, adicionando novas histórias da categoria, seja aquelas que nos marcou nacionalmente ou os eventos que nos marcaram em nível regional.

Um exemplo local nesse sentido é a greve de 23 dias, em 2011, feita pelos trabalhadores da UTGCA, em Caraguatatuba, e pelas plataformas de Merluza e Mexilhão; e um exemplo nacional é a greve nacional de 2015, a maior desde 1995, que foi vitoriosa - após 23 dias de luta - em derrotar a retirada de direitos naquele ano.

Lançamento na sede e subsede
Pelo segundo ano seguido, em função da pandemia da Covid-19, não pudemos realizar a tradicional comemoração de final de ano. 

Mas com a terceira dose da vacina avançando e o necessário distanciamento social, temos confiança de que 2022 será diferente e poderemos nos reencontrar presencialmente. Um desses encontros, sem dúvidas, será o lançamento do site ‘Memória Sindipetro-LP’, na sede e subsede da entidade. Assim que a data for definida, divulgaremos em nossos veículos de comunicação.