Casos de Covid-19 na Petrobrás só aumentam e direção da empresa mantém decisão de retorno presencial

Se responsabiliza, Petrobrás?

A Federação Nacional dos Petroleiros (FNP), por meio de ofício, cobra à direção da suspensão do retorno ao trabalho presencial já e medidas sanitárias mais eficazes nas áreas operacionais, face ao novo e preocupante cenário em que o Brasil vem enfrentando.

Justo no momento de retorno ao trabalho presencial, iniciado no dia 03 de janeiro, a FNP identificou diversas situações preocupantes e irregulares nas plataformas, refinarias, terminais, usinas e nos prédios administrativos.

Mas, a direção da empresa prefere ignorar as recomendações da Federação Nacional e de seus sindicatos em um momento catastrófico no mundo e força o retorno dos trabalhadores ao presencial, uma decisão que poderá custar vidas e conspira contra o combate ao surto de Covid-19 no Brasil.

No dia 11 de janeiro, foi protocolada uma nova petição nos autos da ação judicial n. 0100801-30.2021.5.01.0067, informando a situação atual da categoria petroleira, a negligência da empresa e requerendo a suspensão das atividades presenciais, tendo a juíza proferido decisão na qual concede prazo de 48h para que a Petrobrás se manifeste e informe as medidas que vem adotando para proteção dos trabalhadores, para, em seguida, analisar nosso pedido de suspensão das atividades, como já é de conhecimento da empresa. Lamentamos que mais uma vez se tenha que recorrer ao Judiciário para ter que compelir a empresa a fazer o óbvio, proteger a saúde de seus trabalhadores.

Através do ofício, a FNP manifesta-se diretamente à empresa para conscientizá-la da gravidade que estamos vivendo; demonstrar que as perdas já foram muitas e que se as medidas protetivas continuarem a ser negligenciadas com vêm sendo, especialmente o irresponsável avanço na retomada do trabalho presencial, serão irremediavelmente maiores; e acima de tudo, exigir que a Petrobrás adote uma postura contundente na promoção das medidas de proteção à saúde dos trabalhadores, retornando os trabalhadores ao regime de teletrabalho neste momento de intensificação da pandemia.

Leia, aqui, o ofício.

Fonte: FNP