Setoriais, assembleias e bate-papo com a categoria dão início a campanha de acordo coletivo dos petroleiros

Semana de 9 a 14 de maio

Após os congressos regionais e o Nacional da FNP, o passo agora será levar a pauta construída nos eventos dos sindicatos para que a categoria ratifique, em assembleias, o que será norte durante o Acordo Coletivo dos petroleiros. Dando continuidade as tratativas para o acordo coletivo, a diretoria do Sindipetro-LP participou de reunião  na terça (10) com as demais entidades que compõe a FNP para definir um calendário de ações em defesa do ACT. De acordo com o calendário retirado em reunião com os sindicatos, ficou definido que entre os dias 13/05 e 24/05, haverá rodada de assembleias e setoriais nas bases para debater o ACT, baseado na pauta aprovada no Congresso da FNP. Saiba mais no link: https://tinyurl.com/2p9h79a6

De terça-feira (10) até quinta, a diretoria do Sindipetro-LP marcou presença no aeroporto de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, por onde embarcam os trabalhadores das plataformas. Na oportunidade, foram distribuídos boletins específicos e também foi discutida a preparação do ACT da categoria, além de entregues demandas das unidades offshore.

A diretoria também se reuniu na terça com a Frente Sindical Classista, para tratar de ações coletivas em defesa dos trabalhadores.

Na quarta-feira (11), foi dia da diretoria ter uma conversa com os trabalhadores do Terminal Transpetro Alemoa. O trabalho de base tem sido de suma importância para colocar a categoria a par do que vem ocorrendo na empresa, nas mesas de negociação e no sindicato. Durante a conversa, os petroleiros receberam informes sobre a redução do efetivo e a segurança operacional, que põe em risco a segurança da comunidade e empresas no entorno da unidade, ameaçados pela decisão da atual gestão da Petrobrás e Transpetro em reduzir os quadros de operação do terminal. Os gestores querem reduzir o quadro de 10 operadores para sete por turno.

A diretoria se reuniu ainda na quarta com a gerência da Alemoa, para tratar sobre esses e outros assuntos pendentes da categoria.

O coordenador geral do Sindipetro-LP, Fábio Mello, participo na quinta-feira (12), de um bate papo na Rádio Antena 8 FM, em Caraguatatuba. Na oportunidade, Mello falou sobre os preços dos combustíveis e gás de cozinha, direito dos trabalhadores e sobre a importância estratégica da Petrobrás para o Brasil. No litoral norte, a sintonia da rádio é 104,9 FM e transmitido pela internet pelo site https://antena8fm.com.br/

Além dos compromissos externos, os assuntos internos do sindicato também ocuparam a semana da diretoria.  Na quinta também houve reunião do Grupo de Trabalho de ACT, sobre avanço de níveis funcionários do sindicato.

Na quinta-feira, à noite, os diretores do LP tiveram reunião com a gestão da UTGCA sobre processos judiciais referentes à unidade.

Nesta sexta-feira (13), a diretoria realiza setoriais, na subsede, em São Sebastião. Na oportunidade além de iniciar as tratativas do Acordo Coletivo de Trabalho, será debatida também a redução de efetivo e o que isso tem acarretado ao terminal e aos trabalhadores. Em pauta também alteração ou não do regime de turno, quando e como isso irá acontecer. Os encontros, que são presenciais e que começaram na quinta, são direcionados aos trabalhadores da operação do Terminal Almirante Barroso (Tebar).

No sábado, a diretoria do Sindipetro-LP participa do Seminário de Lançamento da Campanha Nacional Revoga Já: Pela Revogação da Reforma Trabalhista. O evento, que será das 9h às 18h, considera as experiências estrangeiras que começam a revisar reformas trabalhistas de perfil liberalizante que se consumaram ao longo das últimas três décadas, como se deu recentemente na Espanha, e propõe uma ampla discussão do que foi a reforma trabalhista no Brasil (Lei nº 13.467/2017), nas perspectivas jurídica, econômica, política e sindical, para, assim, buscar  apontar rumos que possam reverter  o processo de erosão do Estado Social, aprofundado com a reforma de 2017 e medidas provisórias subsequentes. O seminário será realizado na Faculdade de Direto da USP, no Largo São Francisco, em São Paulo.