Sindicato questiona presidente da Petrobrás Transporte sobre o Tebar

AMS para aposentados e pensionistas da Petrobrás Transporte nos mesmos moldes do Sistema Petrobrás, ampliação do quadro de operadores, mais agilidade nas reformas estruturais e implantação de sistema de controle de vazamento de hidrocarbonetos.Essas e outras reivindicações foram levadas pela diretoria do Sindipetro-LP ao presidente da Petrobrás Transporte, Sérgio Machado, que esteve hoje (18) no Terminal Aquaviário de São Sebastião e na Prefeitura da Cidade para assinar um convênio Para curso de manutenção industrial entrecom o Município e o Senai na área de qualificação profissional.A diretoria pediu ao representante da subsidiária a abertura de um canal de negociações entre a Frente Nacional dos Petroleiros e a alta direção da empresa para que os pleitos da categoria possam ser encaminhados e negociados diretamente com os trabalhadores.Um deles é a extensão da AMS também para aposentados e pensionistas da Petrobrás Transporte, que por direito devem ser tratados da mesma maneira que os inativos da Petrobrás, já que todos fizeram parte de um mesmo sistema.Questões específicas do Terminal também foram discutidas, como a agilidade na vinda de novos operadores para a unidade. Atualmente, são registradas em média 2 dobras diárias por grupo. A ampliação do quadro é urgente e de acordo com Machado deverá ser atendida a partir de fevereiro, quando 12 novos operadores serão integrados ao terminal. Outros dois virão em junho. Hoje a força de trabalho no Tebar conta com 13 operadores em cada um dos 5 grupos.O executivo se comprometeu também a agilizar a reforma da Casa de Controle e da pressurização das casas de controle dos píeres e a implantar, em breve, o sistema de drenagem fechada para redução de emanações de hidrocarbonetos.Quanto à implantação do sistema de reciclo ou de queima de gases provenientes da carga e descarga de navios - outra cobrança feita pela diretoria -, a resposta é que a empresa optará pelo primeiro sistema, cujo início das obras está previsto para breve.O presidente da Petrobrás Transporte ouviu a categoria não aceita que os chamados andarilhos" sejam incumbidos de verificar vazamentos nas glebas A, B, C e D. Esse é um trabalho específico, que deve ser feito por pessoal próprio e não por terceirizados.Além disso, o sindicato reforçou que exige o fim do poder paralelo que os "amigos do rei" (ligados ao braço sindical da empresa e hoje ocupantes de altos cargos da companhia), possuem junto ao comando da empresa. Machado prometeu que haverá espaço para que estas e outras questões possam ser abordadas claramente entre os trabalhadores a direção da Petrobrás Transporte. Foram agendadas para primeira semana após o carnaval reuniões com o presidente da empresa e também com Marcelino Guedes, diretor de Dutos e Terminais."