Acidente na Bacia de Campos: maioria das vítimas era tercerizada

A Petrobrás acaba de informar que dois corpos foram resgatados no interior da aeronave que se acidentou ontem no Campo de Marlin, na Bacia de Campos.Os corpos estavam dentro da aeronave, localizada no fundo do mar e ainda não foram identificados. Outros dois passageiros continuam desaparecidos.A Petrobrás também divulgou a lista com os nomes dos 17 passageiros e três tripulantes que eram transportados no momento do acidente. Dos 17 passageiros, 12 eram terceirizados. Dentre os quatro trabalhadores desaparecidos ou não identificados, apenas um era funcionário direto. Dois companheiros são de uma empresa prestadora de serviços de alimentação e um pertencia à tribulação da aeronave. O único petroleiro que até o momento não teve o corpo identificado ou encontrado é Adinoelson Simas Gomes.Já o óbito confirmado desde ontem é de Marcelo Manhães dos Santos, da empresa Sparrows BSM Engenharia.O acidente com o helicóptero Super Puma L2, da empresa BHS, ocorreu ontem, 26/02, por volta das 16h30, a cerca de 120 quilômetros da costa. A aeronave se deslocava em um vôo operacional entre as plataformas P-19 e P-18.Até o momento, 15 pessoas foram resgatadas com vida. O co-piloto que conduzia o helicóptero, Sérgio Ricardo Muller, está internado no Hospital Municipal de Macaé, em condições estáveis. As demais pessoas foram avaliadas com diagnóstico favorável, por equipe médica, em plataformas próximas ao local do acidente, e estão sendo desembarcadas das plataformas hoje pela manhã.As buscas dos dois passageiros ainda desaparecidos estão sendo conduzidas por quatro embarcações equipadas com robôs submarinos para buscas no fundo do mar, oito embarcações de pesquisa de superfície e três helicópteros, além de duas aeronaves da Força Aérea Brasileira e um navio da Marinha.De acordo com a Petrobras, a companhia e as empresas prestadoras dos serviços entraram em contato com os familiares das vítimas.A aeronave que conduzia os passageiros da P-18 com destino a Macaé era de fabricação Eurocopter ano 2002, da empresa BHS (Brazilian Helicopter Service), prestadora de serviços de transporte aéreo para a Petrobrás. Esta aeronave possuía capacidade para 25 pessoas incluindo três tripulantes.AcidenteApós o pouso forçado na água, por volta das 16h30, os flutuadores foram acionados. O helicóptero permaneceu por mais algumas horas na posição emborcada antes de afundar, próximo à plataforma P-18, localizada no campo de Marlim, a cerca de 120 km da costa e lâmina d´água de 820 metros. Nesta ocasião o mar encontrava-se agitado e os ventos moderados.A Petrobrás informou que suspendeu as operações com dois helicópteros do mesmo modelo, até realização de avaliação das aeronaves junto ao fabricante, e que instaurou uma comissão interna de acompanhamento da investigação do acidente que será feita pela Marinha, Aeronáutica e Policia Civil.As pessoas resgatadas com vida até o momento são:Sérgio Ricardo Muller - BHS HelicópterosDaniele Madureira Neto - BHS HelicópterosSandro Venâncio - Accenture do BrasilAdriano de Souza Rodrigues - De Nadai Serviços de AlimentaçãoAlessandro Moraes Tavares - De Nadai Serviços de AlimentaçãoJosé Carlos Bezerra do Nascimento - De Nadai Serviços de AlimentaçãoJefferson Lemos Macedo - Falcão BauerMarcos Antonio Rodrigues - Sulzer Brasil S.A.Jailson Moraes Bastos - Techint S.A.Julio Ribeiro da Silva - Techint S.A.Alessandro Gomes das Chagas - PetrobrásValéria Cristina Taveiros - Elfe Solução em Serviços LtdaSérgio Borges Cordeiro - PetrobrásWilson Ferreira da Silva - PetrobrásMarcelo Pereira Maceira - PetrobrásAs pessoas desaparecidas ou não identificadas são:Paulo Roberto Veloso Calmon - BHS HelicópterosDurval Barros da Silva - De Nadai Serviços de AlimentaçãoGuaraci Novaes Soares - De Nadai Serviços de AlimentaçãoAdinoelson Simas Gomes - Petrobrás