Desrespeito: UN-BS pune petroleiros com aplicação de falta não justificada

Numa postura claramente política, a Petrobrás cometeu mais um abuso contra os direitos dos petroleiros. A UN-BS puniu os trabalhadores que não embarcaram para Mexilhão no dia 28 de abril com a aplicação de falta não justificada.

No entanto, a falta só ocorreu em virtude da manifestação realizada pelo Sindicato no aeroporto de Itanhaém naquele dia. Na ocasião, o Sindipetro-LP bloqueou o embarque dos trabalhadores para exigir o pagamento das horas extras não acertadas aos petroleiros obrigados a folgar e a regularização dos pagamentos de horas extras em toda UN-BS.

Além de ser um ataque à autonomia do Sindicato e um desrespeito aos trabalhadores, a imposição de falta não justificada é uma punição absurda. Afinal, a própria empresa cancelou o segundo vôo, anulando qualquer possibilidade dos petroleiros embarcarem para Mexilhão. Com isso todos voltaram à base, em Santos.

Desde setembro, o Sindicato tem realizado frequentes negociações com a UN-BS. O objetivo é eliminar as irregularidades e medidas intransigentes cometidas pela empresa com freqüência cada vez maior. Entretanto, ao invés de atender nossas reivindicações, a unidade tem escolhido o caminho da intransigência e do desprezo aos direitos dos trabalhadores.

Sabemos que as razões que levaram a empresa a cometer este desrespeito não são de ordem técnica. O objetivo é um só: quebrar a unidade da categoria. Entretanto, deixamos bem claro que o Sindicato não abrirá mão de lutar em defesa dos trabalhadores. Além disso, exaltamos a postura dos petroleiros de Mexilhão, que mesmo tendo seus direitos burlados, permanecem unidos na luta por melhores condições de trabalho.