Por unanimidade, categoria rejeita PLR da Petrobrás

Os petroleiros do Litoral Paulista rejeitaram, por unanimidade, a proposta feita pela Petrobrás para a PLR 2007, com piso de R$ 11.015,00 até o nível 457-A. Tanto os trabalhadores que participaram da assembléia na sub-sede de São Sebastião, quanto na sede, em Santos, reagiram com indignação à tentativa de reduzir os dividendos que cabem à categoria, enquanto os acionistas lucram cada vez mais, ano-a-ano.Outros dois pontos aprovados nas duas assembléias, também por unanimidade, foram a briga, nas negociações, pelos 25% previstos por lei; estado permanente de assembléia, respaldando uma das principais características desta gestão que é decidir tudo ouvindo sempre a categoria.A diretoria do sindicato, após a leitura do edital, esmiuçou todos os pontos discutidos com os representantes da Petrobrás. Apresentaram a justificativa da estatal, que afirmou ter feito uma compra de plataforma no Japão, novas contratações de pessoal e aquisição de empresas petroquímicas. Desculpa absurda, posto que são investimentos na empresa, aumentando patrimônio e lucros, como colocaram os diretores que conduziram a assembléia.Entretanto, o que mais ficou claro para os petroleiros presentes foi a redução de R$ 4.940 no piso da PLR. Caso isso continue e a categoria não dê uma resposta à altura, a empresa vai reduzir ainda mais nos próximos anos. A opinião dos trabalhadores referendou o que a Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) e os 6 sindicatos que a compõem já haviam apontado: NÂO! Queremos o que é direito da categoria!