Greve continua e Sindipetro-LP convoca Assembleia para o dia 10, terça

Em Assembleia realizada no início da noite de hoje (6), os petroleiros e petroleiras da Refinaria de Paulínia, Replan, decidiram continuar por mais três dias com a greve. A decisão foi tomada depois de a Petrobrás não apresentar nenhuma proposta para o pagamento do extra-turno. Os diretores do Sindipetro-LP Marcelo Juvenal e Ademir Parrela estiveram durante o dia na Replan. O que pôde ser visto era a vontade da continuidade da greve, por parte da categoria."Temos que ir até o fim, agora. Acredito que só devemos acabar com a greve quando sairmos vitoriosos", afirmou um borracho da operação. Dois processos rolaram durante esta semana: um interdito proibitório da Petrobrás alegando ameaça ao patrimônio e uma ação do Sindipetro Unificado junto ao Ministério Público alegando que a Replan está sendo operada com um número de trabalhadores menor que o quadro mínimo.A ação da Petrobrás terminou em acordo: o Sindipetro fechou compromisso de não radicalizar nas portarias e se quebrar o acordo pagará multa de R$ 2 mil. Já a ação do sindicato, o Ministério Público deve soltar nas próximas horas uma cautelar sobre o tempo de trabalho e as condições dos petroleiros e petroleiras que estão dentro da Replan.Segundo o apurado hoje (6) pela Imprensa do Sindipetro-LP junto aos sindicalistas do Unificado, há casos de trabalhadores sendo medicados por conta da fadiga e estresse, além de relatos de petroleiros aos seus familiares dizendo que já não era mais possível continuar dentro da refinaria. Muitos dormem pelo chão e carregam de tinta os perigos de acidentes mais graves no local de trabalho.Para se ter uma ideia, o Coque da Replan deve operar, no mínimo, com 12 petroleiros; com a greve, a operação estava sendo realizada, segundo a conta das lideranças do movimento, por apenas seis trabalhadores - sendo muitos deles ocupantes de cargos que os mantiveram afastados por anos do "chão de fábrica".Litoral PaulistaEm São Sebastião os atrasos continuaram durante todo o dia de hoje (6). O Grupo 2 só entrou às 17 horas, mantendo o movimento de solidariedade aos companheiros da Replan. Tanto no Tebar quanto nas outras bases do Litoral Paulista, as ações de atraso permanecem até terça-feira, dia 10, data da Assembleia Geral Extraordiária convocada pelo Sindipetro-LP.Na sede, em Santos (Avenida Conselheiro Nébias, 248), a Assembleia começa às 18 horas; na subsede São Sebastião o início será às 17 horas. Na pauta: 1 - Assembleia Permanente; 2 - Ações de Solidariedade aos Companheiros da Replan.