Toda força aos companheiros da Replan! Atraso do Grupo 2 é só o começo

RPBC, Cubatão, 15 horas de hoje (3). Vamos começar a dar trabalho para a gerência". Com essas palavras o diretor do Sindipetro-LP Ademir Parrela mandou o recado da categoria à empresa na paralisação de quase uma hora do Grupo 2, em solidariedade ao processo de greve deflagrado na Replan pelo não pagamento do feriado extra-turno na base.A situação é grave. A Petrobrás iniciou o ano não pagando a 1ª parcela da PLR, descumprindo acordo, retirando benefícios e agora, na Replan, se nega a pagar o feriado extra-turno depois de determinaçãop judicial. "Nossa postura deve ser de alerta", disse Parrela aos petroleiros e petroleiras do Grupo 2.O Brasil já perdeu 797,5 mil empregos formais desde o início da crise financeira e econômica mundial, segundo o Ministério do Trabalho. A última lufada de demissões ocorreu na Embraer. Dentro desta última situação, fica revelado que os trabalhadores que passaram a sofrer com a crise no país são os que contam com melhores salários, na média nacional. Desse modo, mesmo a Petrobrás ainda não demitindo, são percepitíveis os sinais de que muita coisa pior está por vir."Temos que brigar, mostrar para a Petrobrás nossa unidade e solidariedade! O adiantamento do 13º salário não vai nos enganar não!", continuou Parrela.Os seis Sindipetros que compõem a Frente Nacional dos Petroleiros (FNP) estão reunidos para definir as mobilizações em suas bases. No Litoral Paulista os atrasos devem continuar nos turnos até que novas mobilizações sejam definidas.30 moedasParrela lembrou ao Grupo 2 os problemas da categoria deixar passar as oportunidades de lutar, abdicando direitos, caso das 6 horas. "Hoje não há nada que tire o direito da Petrobrás de montar quatro grupos de 8 horas. Portanto, devemos ficar atentos e unidos. Devemos nos preparar para brigar pelo que é nosso!". A "marola" da Replan, acima de tudo, pode bater no Litoral Paulista em diversos aspectos."O que não pode deixar de ser dito é o fato de ex-sindicalistas na direção da empresa não fazerem nada para barrar um absurdo destes. Depois dizem que defendem os interesses dos trabalhadores. Se trocaram por 30 moedas (como Judas) (...) eles escolheram um lado e não é o dos trabalhadores", alertou Parrela.Hoje é o segundo dia de greve na Replan. A novidade foi a adesão do Grupo 5 do turno, mantidos pela Petrobrás na operação da refinaria. O grupo trabalhou durante 45 horas por determinação da empresa. A Petrobrás assumiu a operação da Replan com um grupo de contingência formado por gerentes e supervisores, cujo efetivo, segundo denuncia o sindicato, está muito abaixo do mínimo necessário, colocando em risco a segurança operacional e expondo a comunidade local.A Replan foi a única base que não assinou o fim do extra-turno no acordo coletivo. A Recap (Refinaria de Mauá) cortou rendição às 15h30, de ontem (2) em solidariedade."