Adesão é alta no Litoral Paulista e quadro nacional é de avanços

Uma manhã rebelde nasceu no Litoral Paulista com boas notícias para a greve nacional unificada da categoria petroleira. A RPBC, com a entrada do administrativo (ADM), fechou com 80% de adesão. Mesma porcentagem do ADM no terminal de Pilões. Já na Alemôa "foi excelente", nas palavras do coordenador geral Wilson Roberto Gomes; 100% do ADM e da operação entraram em greve, não contando três "fura greve" e alguns gerentes.Em São Sebastião, depois de 100% de adesão na zero hora, houve corte de rendição às 8 horas, com 80% de trabalhadores em greve. Sem maiores problemas, a gerência do TEBAR procurou o sindicato para dialogar sobre a greve, mas nada de concreto foi oficializado.No Edisa I e II o processo de mobilização foi mais complicado, mas a Rua Dom Pedro I, centro de Santos, ficou tomada pelos petroleiros e petroleiras que aderiram a greve. "O que esperamos é nos próximos dias conquistar mais companheiros para a ideia de que essencial a participação de todos. O quadro nacional é positivo e nosso desejo é que todos fiquem animados para parar também", explicou um petroleiro do Edisa I.Amanhã a paralisação será no embarque para a Plataforma de Merluza, no aeroporto de Itanhaém.Quadro NacionalPor todo o país as mobilizações de greve tiveram início na madrugada e raiaram este dia 23:Sindipetro Paraná - Repar - Foram trancados os portões, controle de rendição desde a zero hora e sem contingência; Transpetro São Francisco, parada.Sindicato Unificado de São Paulo / Recap - São Caetano, Guararema e Guarulhos: controle de rendição desde às 23 horas de ontem; Replan - entra em greve às 15 horas de hoje;Sindipetro Caxias / Reduc - Corte de rendição da zero hora e Terminal de Campos Elíseos para amanhã.Sindipetro Bahia / Relan e Fafen - Cortou rendição às 16 horas de ontem, dia 22. Taquipe e Temadre, corte de rendição de 24 horas.Sindipetro Pernambuco - Parou o bombeio às 24 horas de hoje em Suape.Sindipetro Rio Grande do Norte - Plataforma com 70% da produção parada. Amanhã, dia 24, parada de produção terrestre.Sindipetro Ceará - Corte de produção na Lubinor começou às 23 horas de ontem, dia 22; biodiesel cortou nesta manhã e plataforma para amanhã.Sindipetro Manaus / Reman - Corte de rendição por 24 horas; Solimões está com bombeio parado desde a zero hora de hoje.Sindipetro Rio Grande do Sul / Refap e Transpetro - Iniciaram a greve hoje pela manhã.Sindipetro São José dos Campos / Revap - Cortou rendição na zero hora de hoje.Sindipetro Rio de Janeiro - Terminal de Gás parou e nos prédios houve panfletagem.Sindipetro Alagoas/Sergipe - 60% do ADM em greve; Fafen 100% de adesão da produção, 90% do ADM; Carmópolis 90% produção, 70% Adm; Terceirizados aderiram ao movimento.Sindipetro Pará/Amapá/Amazonas/Maranhão - Corte de rendição ontem e 90% aderiu a greve do ADM.Sindipetro Minas Gerais - Corte de rendição ontem, às 23 horas.Plataformas: Das 44 da Bacia de Campos, 30 fecharam com o movimento. A empresa cortou telefone e internet de todas.Outras informações e Diário da Greve no blog opetroleiro.wordpress.com