Sindicato participa de 1ª reunião da Cipa de Merluza sob vigência da NR-30

Dois dias após a presença do Sindipetro-LP no aeroporto de Itanhaém para distribuição do jornal O Petroleiro e conversa com os trabalhadores embarcados, nesta sexta-feira (29/10) os diretores César Caetano e Galvão estiveram na Plataforma de Merluza para participar da 1ª reunião da CIPA, sob vigência da NR-30.

A partir desta data, todas as reuniões de Cipa em Merluza contarão com a presença do Sindipetro-LP. O mesmo acontecerá em Mexilhão quando for iniciada a próxima gestão da Cipa.

Durante a reunião, além da pauta ordinária do início de uma gestão de Cipa, como calendário de reuniões e plano de trabalho (PCMSO, PPRA e SIPAT), a categoria por meio do representante eleito pelos trabalhadores também registrou cobranças de melhorias, que foram endossadas pelos dirigentes do Sindicato.

Dentre as reivindicações, estão o pleito de um segundo macacão (RF) para os técnicos em elétrica; necessidade de óculos escuro de segurança com proteção contra raios UV para todos; e melhor tratamento da água utilizada para higienização, uma vez que atualmente não conta com processo de clorificação.

Em sua intervenção, o Sindicato apresentou que em negociação com o RH da UO-BS ficou acordada a vacinação contra meningite antes da parada de manutenção. Entretanto, até o momento não há notícias na plataforma sobre a vacinação. Por isso, iremos novamente exigir que a empresa cumpra o acordo negociado.

Outro ponto levantado é a dificuldade de se fazer denúncias de casos de assédios moral e/ou sexual por conta da distância das plataformas. Por isso, o Sindicato sugeriu que a Cipa debata essa questão e inclua palestras sobre este tema nas atividades da Semana de Prevenção de Acidentes.

Por último, a reunião ainda definiu as datas de treinamento para o curso sobre benzeno, que será realizado entre dias os 16 e 19 de novembro. Para ajudar nos trabalhos do GTB da plataforma, o Sindicato irá cobrar da empresa o relatório de medições de benzeno, que já está sendo feito pela empresa, mas que até o momento não foi repassado à Cipa.