Votação para nova gestão da CIPA da RPBC acontece até dia 26, sexta

Começou hoje o processo eleitoral para escolha da nova gestão da CIPA na Refinaria Presidente Bernardes de Cubatão (RPBC). Até sexta-feira, dia 26, os petroleiros e petroleiras da refinaria devem escolher os nove representantes dos trabalhadores dentre 28 candidatos, sendo 26 sindicalizados. Votar na CIPA significa investir na segurança e saúde de cada trabalhador e trabalhadora, inclusive na própria.A CIPA é um direito garantido pela Norma Regulamentadora nº 5. Instrumento vital para tratar da prevenção de acidentes, condições do ambiente de trabalho e de todos os aspectos que afetam a saúde dos trabalhadores, seja ele funcionário da empresa ou terceirizado, a CIPA tem como reponsabilidade investigar, discutir e lutar por melhores condições de trabalho dentro da refinaria. O instrumento de trabalho do cipeiro é a prevenção.Para a categoria, tal instrumento se faz cada vez mais necessário. O aumento do ritmo de produção, as pressões dos chefes, o contato permanente com produtos químicos, como o benzeno, o acúmulo de funções, entre outros fatores, jogam para o alto o risco de acidentes e ampliam a lista de doenças ocupacionais. Novas doenças surgem e se proliferam.Desse modo, é necessário participar votando com consciência. A Petrobras joga duro ao tentar impor sua visão ao conjunto da categoria. Não podemos esquecer que a perspectiva da empresa é o lucro, principal interesse dos acionistas, público alvo da direção da ex-estatal. Para se ter uma ideia, a empresa, mesmo com decisão da justiça, ainda não aceita o benzeno como doença do trabalho.A CIPA é para lutar pelo que de mais valioso possui um trabalhador: a saúde. Cipeiro que faz o jogo da empresa brinca de "roleta russa" com os colegas de trabalho - é assim que o Sindicato pensa. Vote em quem de fato mostra compromisso em defender os interesses de segurança e saúde no trabalho dentro da RPBC.Discuta as propostas dos trabalhadores que concorrem ao pleito, procure os diretores do Sindicato em caso de dúvidas e não deixe de participar. Vote consciente!