Petroleiros de São José dos Campos deliberam desfiliação da CUT

A base do Sindipetro/SJC deliberou por 61% dos trabalhadores consultados em assembleias a desfiliação da CUT (Central Única dos Trabalhadores). A discussão sobre a central sindical vinha ocorrendo há muito tempo em função de ex-dirigentes da CUT ocuparem cargos comissionados no governo. Na Petrobrás, ex-dirigentes da FUP interferem no movimento sindical para prejudicar os direitos dos trabalhadores e favorecer a empresa, e apoiarem a política de privatizações e leilões do governo Lula da riqueza petrolífera nacional. Todas essas questões foram colocadas para a categoria nos boletins, assembleias e nas últimas paralisações.Os companheiros de todos os turnos e do H.A votaram na porta da refinaria em assembleias no dia 22 de junho (grupos V, às 7h, e grupo III, às 15h), 23 de junho (grupo IV, às 7h), dia 25 (H.A, às 7h30, e grupo II, às 15h) e dia 29 (grupo I, às 15h). Os aposentados e trabalhadores que não votaram na porta da refinaria votaram dia 2 de julho na sede do Sindicato.O resultado a favor da desfiliação foi absolutamente democrático e transparente, contando, inclusive, com a defesa de representantes da CUT em todas as assembleias. Da mesma forma que a votação para a saída da FUP, a base deliberou o melhor caminho para a luta dos trabalhadores: o desligamento e a independência de velhas estruturas que se perderam ao longo dos anos e hoje não servem mais aos interesses dos petroleiros.A decisão de 61% dos trabalhadores consultados demonstra a posição da base contra o atrelamento da CUT ao governo, deixando de lado a luta pelas reivindicações da categoria. Para defender os nossos direitos é preciso independência. E para isso não é possível estar ligado ao governo ou defendê-lo dos processos de precarização de trabalho na categoria, a política de privatização dos nossos bens naturais e outros pontos, inclusive a corrupção deslavada, para negociar cargos no governo ou na própria Petrobrás.Nós precisamos nos fortalecer, mas com quem se compromissar com os trabalhadores, com quem tenha independência para cobrar melhorias e lutar contra o baixo-efetivo, a multifunção, o excesso de terceirização na categoria e na campanha do povo brasileiro O petróleo tem que ser nosso".A deliberação dos trabalhadores vem a reforçar a independência da base e do Sindipetro/SJC na luta pelos nossos direitos. Esse é o nosso compromisso!"