Para não dizer que não falamos das flores

Em reunião realizada no dia 24 de junho com o RH da RPBC, o Sindipetro-LP solicitou priorização de questões relacionadas a cinco condições inseguras de trabalho, devidamente registradas e documentadas. Destas condições INSEGURAS a serem resolvidas, a mais nova já fez aniversário cinco vezes e pelo menos uma já foi palco de acidente. Para esclarecer, vamos enumerá-las:(1) A Plataforma da PV-2409, na UFCC, encontra-se sem guarda-corpo - queda livre de nove metros;(2) XV-311484 e XV-311486 sem plataforma de acesso, quando falha só Instrumentista com asa concerta, como não temos nenhum, a condição insegura vira ato inseguro;(3) XV-311471e XV-311473 também sem plataforma de acesso. Mesmas condições do item acima;(4) Escada de acesso ao Incinerador de Amônia, com degraus fora de padrão e conduítes elétricos passando dentro do guarda-corpo. Quando o colaborador sobe a escada, ora bate a cabeça no conduíte, ora a canela no degrau ou as duas coisas ao mesmo tempo;(5) O último ponto, e um dos mais absurdos, é sobre necessidade de cumprindo do procedimento operacional. Os operadores devem acionar manualmente as PSV´s das Geradoras de Vapor da URE-1 e 2. A manobra acontece mensalmente, está descrita em procedimento, mas para alcançar a alavanca de acionamento o operador precisa pisar em linhas e no costado do vaso, mais uma condição insegura que se torna ato inseguro.Acreditamos que, em virtude do exposto, se as gerências da RPBC agissem com a velocidade necessária, tais pendências seriam sanadas rapidamente. No dia 1º de julho, um trabalhador da RPBC solicitou ao Sindicato informações sobre as pendências; no dia 14 de julho o mesmo trabalhador solicitou inspeção in loco das pendências, sendo atendido prontamente. Nesta inspeção, além de mostrar os problemas, o Sindicato propôs soluções.Não tínhamos mais dúvidas, AGORA VAI!!!No dia 22 de julho, cobramos novamente uma posição e a resposta foi que os problemas estavam sendo estudados/orçados/planejados e após isto o Sindicato seria avisado. Havia um contrato vigente entre a RPBC e a empresa Cogumelo, cuja especialidade é a de construção em fibra de vidro de plataformas, escadas, guarda-corpos, entre outros.Novamente, AGORA VAI!!!!Mas para nossa surpresa, o contrato encerrou-se no dia 10 deste mês, mesmo havendo a possibilidade de um pequeno aditivo, facilmente justificável pelas questões de segurança. Nada foi feito. No reino de BOB-GELÉIA quem manda é ele, como BOB-GELÉIA não opera, não faz manutenção e muito menos sobe em escadas e plataformas, para que gastar com isso? Afinal de contas, para que se preocupar com a segurança das pessoas? E pensar que esse Senhor até pouco tempo tinha como tarefa defender a Segurança das Pessoas, Equipamentos e Meio Ambiente".Belo discurso. Infelizmente é o que temos: discursos. Na hora de agir, mais discursos. Após tudo isso, no dia 19 deste mês, a RPBC apresentou um cronograma. Neste a gerência da refinaria empurra a solução das pendências apresentadas de segurança para junho de 2010. A RPBC precisa de um ano para fazer um trabalho que apenas um soldador e dois caldeireiros, com algum apoio, executariam em dois meses. Isto é o que podemos chamar de compromisso com a segurança dos trabalhadores. Realmente um BELO EXEMPLO.Pensamos que os absurdos paravam por aí. Infelizmente não. Durante os trabalhos de recuperação da torre de refrigeração K-4201, na UGAV, todos os procedimentos estavam sendo cumpridos, quase perfeito. Pena que só os contratados e uns poucos petroleiros os cumpriam, enquanto os que trabalhavam no reparo em cima da torre e nos andaimes (9 metros de altura) usavam CINTOS DE SEGURANÇA, garantindo suas vidas e cumprindo as normas.O problema é que alguns de nossos engenheiros/gerentes davam um péssimo exemplo, subiam nos andaimes sem usar o obrigatório CINTO DE SEGURANÇA. Andaimes estes sem proteção alguma do lado interno. O Segurança Petrobrás quando alertado, disse que o cinto não era necessário para aqueles que apenas iam "olhar" o trabalho. Além do desconhecimento da norma e do péssimo exemplo, gostaríamos de lembrar:"GERENCIAR PELO EXEMPLO""LIDERAR PELO EXEMPLO""O EXEMPLO VEM DE CIMA"Diante do exposto, só temos a lamentar a postura de alguns de nossos engenheiros/gerentes. Estes mesmos que não cumprem e não fazem cumprir as normas básicas de SMS, são os mesmos que depois vão até a área operacional, aí sim travestidos de profissionais preocupados com a segurança dos colaboradores, ou seja:"FAÇA O QUE EU MANDO, MAS NÃO FAÇA O QUE EU FAÇO"O Sindicato-LP conclama e solicita a todos os petroleiros, diretos ou indiretos, que não deem olhos para os péssimos exemplos dados por alguns engenheiros/gerentes da RPBC. Nós todos temos o direito de retornarmos aos nossos lares inteiros e vivos. Concordamos que talvez exista a necessidade de pequena revisão em algumas normas, mas seguindo as normas muitos acidentes foram evitados e vidas não se perderam.Sabendo que nossas solicitações em segurança não estão encontrando eco junto aos gerentes da RPBC, vamos colocá-las direto para o SMS da sede, no Rio de Janeiro. Ainda temos esperança de que estas posturas adotadas pela RPBC sejam repensadas.Que Deus nos abençoe e proteja a todos!"