Após retomada da Refap 100% Petrobrás, FNP realiza ato em frente à refinaria

A Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) realizou na manhã desta sexta-feira (17/12) um ato que ficará marcado pela conquista da bandeira histórica Refap 100% Petrobrás.

A manifestação, que aconteceu em frente à Refinaria Alberto Pasqualini de Canoas, no Rio Grande do Sul, contou com a participação dos petroleiros da unidade, dirigentes sindicais da FNP, dentre eles os diretores do Sindipetro-LP, e representantes de entidades co-irmãs.

Em 2000, o governo neoliberal de FHC deu à Repsol uma fatia no controle da Refap através de uma troca de ativos entre a multinacional e Petrobrás. Com isso, a refinaria mudou seu nome para Refap SA e a nova razão social acabou se transformando num dos maiores símbolos do processo de privatização da companhia. No mesmo negócio ainda foram entregues praticamente de graça à Repsol parcelas de participação em concessões para exploração de petróleo.

Dez anos depois, na última segunda-feira (13/12) foi anunciado oficialmente que a  Petrobrás, através de sua controlada Downstream Participações, readquiriu os 30% do capital social da Refap. Com isso, a companhia brasileira reassumiu 100% do controle das ações da Refap em uma negociação que alterou a estrutura societária da maior refinaria de petróleo da região sul.

Apesar da retomada da Refap representar um avanço, os dirigentes da FNP não economizaram críticas em relação ao Governo e Petrobrás por conta da continuidade dos leilões dos blocos de exploração do pré-sal e de outras medidas que vão na contramão da soberania nacional. Um dos exemplos citados foi a sanção da Lei do Gás, que quebrou o monopólio da Petrobrás no transporte de gás. Agora, outras empresas poderão construir gasodutos e participar de futuros leilões.

Por isso está ordem no dia acabar com os leilões sem indenização às companhias parasitas que atuam no País e, paralelamente, fortalecer a luta pela volta do monopólio estatal de petróleo e a necessidade de uma Petrobras 100% estatal.

[gallery link="file" order="DESC" orderby="ID"]