Acidente na Fafen, em Sergipe, mata petroleiro e deixa terceirizado ferido

Um incêndio ocorrido no final da tarde de 28 de dezembro na Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados de Sergipe (FAFEN), localizada no município de Laranjeiras,  ceifou a vida de um petroleiro e deixou um trabalhador terceirizado gravemente ferido. Houve um vazamento de gás no equipamento 460, vazo de pressão na área de produção de amônia, e por conta da grande quantidade de hidrogênio no ar houve o incêndio.

O petroleiro do efetivo Petrobrás, José Almir Lima Santos, 49 anos, técnico de operação, sofreu queimaduras graves e foi internado na Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ) do Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE). José Almir teve 60% do corpo atingido por queimaduras são de segundo e terceiro grau. A queimadura atingiu sua face, abdômen e membros superiores. No dia 30 de dezembro, por volta das 21 horas, José Almir acabou falecendo.

Francisco Felipe Monteiro Vasconcelos, 24 anos, auxiliar de manutenção de carga, petroleiro terceirizado da Engeman, estava ao lado do equipamento no momento do rompimento da flange. Após pular de uma altura de oito metros na tentativa de se livrar das chamas, teve lesões nos dois tornozelos, vai passar por uma intervenção cirúrgica para colocação de placas. Felipe sofreu também fratura em duas vértebras. O petroleiro foi atendido no Hospital São Lucas.

Sindipetro-AL/SE realiza ato público na FAFENO Sindipetro AL/SE realizou um ato público na FAFEN/SE no dia 30 de dezembro para exigir mudanças na política de segurança implementada na fábrica. Em 15 de julho de 2007, um acidente levou a morte um engenheiro. Desde então, outros acidentes aconteceram e a gerência não tomou nenhuma medida para mudar essa situação.

Com informações do Sindipetro-AL/SE