Transpetro fecha acordo regional e reforça política discriminatória da Petrobrás

A intenção de fragmentar e dividir a categoria petroleira parece não ter limites na alta cúpula do Sistema Petrobrás. No fim do ano passado, fechando os olhos para os trabalhadores de outras bases que têm direito ao mesmo benefício, a Transpetro (subsidiária da companhia) fechou acordo com alguns sindipetros que irá garantir um novo adicional aos petroleiros que exercem atividades externas nos gasodutos nessas bases.

Ao conceder este benefício de maneira regional, a Transpetro reforça a política discriminatória do Sistema Petrobrás, ferindo os princípios de igualdade e isonomia exigidos pela Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) em todas as mesas de negociações. A consolidação de acordos regionais tem apenas uma função: rebaixar os direitos trabalhistas da categoria ao mesmo tempo em que enfraque a luta por melhores condições de trabalho de maneira unificada.

O Sindipetro-LP está realizando reuniões com os Técnicos envolvidos nesta proposta. O objetivo é avaliar com os trabalhadores, após análise do Departamento Jurídico sobre os termos da proposta, o que é melhor para a categoria.

Outros casosInfelizmente, este caso não é isolado. Em nossa base, o Sindipetro-LP tem combatido com força cada vez maior diversas distorções que ferem, principalmente, os petroleiros que trabalham embarcados. Muitos dos direitos concedidos aos trabalhadores da Bacia de Campos vinham sendo negados pela gerência da UO-BS. Recentemente, após pressão do Sindicato e da categoria, a UO-BS reconheceu o direito ao Dia do Desembarque, benefício que consiste em reconhecer como meio dia de trabalho a data em que o petroleiro desembarca em terra já em sua folga.

Mas outros direitos continuam pendentes e o Sindicato tem lutado para que sejam reconhecidos. Um exemplo é a aplicação do auxilio-deslocamento para os embarcados, que já existe na Bacia de Campos, mas que ainda não é praticado pela UO-BS. Além disso, na RPBC o Sindicato já cobrou lanche para os petroleiros da Manutenção e ADM, uma vez que na Transpetro, por exemplo, existe este benefício.