Petrobrás comemora 56º aniversário

No dia 3 de outubro de 2009, a Petrobrás completa 56 anos. Sua trajetória atravessa e dialoga com os principais momentos históricos do país. Foi fundada como uma empresa estatal, no calor de diversas campanhas nacionalistas e defensoras da soberania. Como empresa estatal, seus lucros e dividendos eram compartilhados nas mais diversas demandas da sociedade brasileira. Este modelo segue sem alterações profundas até a reestruturação produtiva e a tentativa de privatização do governo tucano, em 1997 - que tentou mudar o nome para Petrobrax, com a idéia de facilitar a internacionalização rasteira que queriam implantar à estatal brasileira. Só conseguiu tirar o acento.Festa e lutaO ato em rememoração à fundação da empresa ocorre hoje, dia 2, às 10h30, em frente ao Edise, edificio-sede e local onde estão os "cabeças" da empresa. Para o evento está proposto festa e luta, para comemorar a então data da lei que instituiu o monopólio estatal do petróleo e a fundação da Petrobrás. Haverá panfletagem e coleta de assinaturas para a campanha O petróleo tem que ser nosso".O espírito de luta sempre marcou a categoria petroleira. E não é agora com o pré-sal e o já demonstrado interesse vil dos empresários que a história se repetirá. O Brasil sempre foi saqueado. O que está em jogo é a defesa do patrimônio brasileiro contra o ataque "ultra-poderoso" dos capitalistas. Resistir tem um significado amplo. Quer dizer ""não!"" aos leilões do petróleo e a revisão dos leilões já realizados sobre o pré-sal. Quer dizer que o Estado brasileiro tenha de volta o monopólio sobre a Petrobrás e que sua gerência seja voltada para o interesse da maioria da população: diminuir o fosso da desigualdade social.O Edise fica na Avenida República do Chile, nº65, Centro, Rio de Janeiro. No dia 3 de outubro de 2009, a Petrobrás completa 56 anos. Sua trajetória atravessa e dialoga com os principais momentos históricos do país. Foi fundada como uma empresa estatal, no calor de diversas campanhas nacionalistas e defensoras da soberania. Como empresa estatal, seus lucros e dividendos eram compartilhados nas mais diversas demandas da sociedade brasileira. Este modelo segue sem alterações profundas até a reestruturação produtiva e a tentativa de privatização do governo tucano, em 1997 - que tentou mudar o nome para Petrobrax, com a idéia de facilitar a internacionalização rasteira que queriam implantar à estatal brasileira. Só conseguiu tirar o acento.Festa e lutaO ato em rememoração à fundação da empresa ocorre hoje, dia 2, às 10h30, em frente ao Edise, edificio-sede e local onde estão os ""cabeças"" da empresa. Para o evento está proposto festa e luta, para comemorar a então data da lei que instituiu o monopólio estatal do petróleo e a fundação da Petrobrás. Haverá panfletagem e coleta de assinaturas para a campanha "O petróleo tem que ser nosso".O espírito de luta sempre marcou a categoria petroleira. E não é agora com o pré-sal e o já demonstrado interesse vil dos empresários que a história se repetirá. O Brasil sempre foi saqueado. O que está em jogo é a defesa do patrimônio brasileiro contra o ataque "ultra-poderoso" dos capitalistas. Resistir tem um significado amplo. Quer dizer ""não!"" aos leilões do petróleo e a revisão dos leilões já realizados sobre o pré-sal. Quer dizer que o Estado brasileiro tenha de volta o monopólio sobre a Petrobrás e que sua gerência seja voltada para o interesse da maioria da população: diminuir o fosso da desigualdade social.O Edise fica na Avenida República do Chile, nº65, Centro, Rio de Janeiro. "