Em reunião no Rio, Sindicato cobra demandas

Na última segunda-feira (17/01), o Sindipetro-LP - em conjunto com os demais sindicatos da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) - se reuniu com a Petrobrás, no Edise, Rio de Janeiro, para tratar de diversas demandas e reivindicações da categoria.

Um dos assuntos colocados na mesa de negociações pelo Sindipetro-LP foi uma demanda levantada pelos petroleiros da Usina Termelétrica Euzébio Rocha (UTE), que fica nas dependências da RPBC. Há alguns meses começou a circular a informação de que havia sido aprovada a criação de cinco cargos de supervisão e um de coordenação para a Operação, além de um cargo de coordenação para a Manutenção. Entretanto, até agora esses cargos ainda não saíram do papel.

Em reunião com a empresa o gerente executivo de Operações e Participações em Energia, José Alcides Santoro Martins, confirmou que a direção da Petrobrás aprovou esta liberação, mas estipulou o mês de junho como data prevista para a efetivação dos cargos. A justificativa usada para o prazo estipulado foi de que a distribuição desses cargos não está sendo feita apenas no Litoral Paulista, mas sim nacionalmente, sendo necessário fazer um levantamento geral da situação de todas as termelétricas da empresa.

O Sindicato cobrou agilidade neste processo e aproveitou a oportunidade para reivindicar a criação de mais um cargo de supervisor para a Manutenção, uma vez que na ausência do coordenador não haverá ninguém oficialmente responsável por substitui-lo. A empresa analisará o pleito.

UO-BSOutra dúvida da categoria levada pelo Sindipetro-LP ao Rio de Janeiro trata-se da especulação de que, em breve, UTGCA e Plataformas (Mexilhão e Merluza) não estariam mais sob gestão da UO-BS, mas sim do setor de Gás e Energia. Entretanto, assim como o gerente-geral da UO-BS, o gerente executivo de Logística e Participações em Gás Natural, Richard Olm, afirmou em reunião no Rio que desconhece essa informação.

Para obter uma posição oficial da empresa diante deste tema e fornecer à categoria um esclarecimento preciso sobre este assunto, a FNP já está articulando uma reunião com o diretor de Exploração e Produção da Petrobrás, Guilherme Estrella.