Categoria define propostas para Pauta de Reivindicações

18/06/2007Neste final de semana (16 e 17), representantes do Sindipetro-LP, Sindipetro de São José dos Campos e companheiros que fazem oposição à atual diretoria do Sindipetro Unificado de São Paulo participaram do Congresso Estadual da Frente Nacional dos Petroleiros (FNP) para discutir a pauta de reivindicações do Acordo Coletivo de Trabalho 2007/2008.Integraram a mesa de abertura dos trabalhos o coordenador geral do Sindipetro-LP, além de representantes do Sindipetro de São José dos Campos, do Base/Conlutas e da Intersindical.Foram dois dias de discussões a partir de um texto-base com 176 cláusulas divididas por capítulos que tratam de reajuste salarial, vantagens e adicionais, benefícios, Petros, segurança no emprego, segurança no trabalho, meio ambiente e saúde (SMS), inovações tecnológicas, relações sindicais e plano de cargos e salários.A dinâmica decidida pela maioria foi plenária única com leitura e discussão por capítulos da proposta.Na questão salarial o congresso estadual deliberou que as remunerações terão a reposição baseada no maior índice econômico do período, além de 7,5% de aumento real, ou R$ 500,00 (o que for maior).Entre os demais itens discutidos podemos destacar a Cláusula 9, que trata da PLR. Pela proposta que foi aprovada a companhia discutirá com os sindicatos, sempre em fevereiro, o percentual do montante a ser provisionado e a forma de distribuição para os empregados antes da assembléia dos acionistas, que provisiona o montante a ser distribuído.Com relação à proposta de concessão de níveis, foi aprovado que a companhia praticará avanço de nível automático em 12 meses".Todos os pontos discutidos serão em breve divulgados por meio do site e também via boletim eletrônico.O texto final aprovado no Congresso Estadual será levado para o Congresso Nacional da FNP, onde será avaliado juntamente com as propostas dos demais sindipetros. O evento será realizado nos dias 13, 14 e 15 de julho, em Praia Grande. No final do encontro será fechada oficialmente a pauta de reivindicações para o ACT que será entregue para a empresa no final de julho.A iniciativa de congregar a base para junto com os sindipetros discutir e construir as reivindicações que a categoria quer negociar na mesa reflete que estamos cumprindo o papel do verdadeiro sindicalismo classista. Mais uma vez, mostramos que o compromisso desta diretoria é só com a categoria. "