Sem nova proposta, petroleiros entram em greve no dia 15

No dia 15 de outubro, quinta-feira, os petroleiros de todo o país organizados na Frente Nacional dos Petroleiros (FNP) entrarão em greve por um ACT decente! A Petrobrás não apresentou nova contrapoposta para o Acordo Coletivo de Trabalho, mantendo as cláusulas rebaixadas com aumento real zero, discriminação e muita enrolação.Só com muita pressão conseguiremos alcançar melhores propostas! Esta é a lição que tivemos das campanhas salarais das outras categorias ocorridas no último período - todas tiveram reajustes acima do que a Petrobrás nos propôs.Vamos à luta!HistóricoOs sindipetros da FNP pautaram a contraproposta da empresa em suas assembleias de base. O resultado foi uníssono: todos os trabalhadores consideraram a proposta da empresa rebaixada. Os pontos mais críticados foram o aumento real zero de salário; a discrminação entre aposentados e ativa, na medida em que divide a categoria através de abonos, gratificação contingencial, Remuneração Mínima por Nível e Regime (RMNR) e PLR; nenhuma melhoria na política já rebaixada de auxílio do Ensino Superior; a não-garantia do fim dos interditos proibitórios contra os sindicatos e o fim de todas as punições aplicadas aos petroleiros que participaram da última greve. E, além de ter feito somente propostas absurdas, ignorou as 197 cláusulas propostas pelos trabalhadores.Entre os petroleiros de todo o Brasil, o sentimento é de desrespeito. A categoria não irá abrir mão de avanços econômicos e sociais nas cláusulas do ACT, e já está se preparando para a greve a partir do dia15!