Irresponsabilidade da Petrobrás em acidente no Terminal

Durante a manutenção de um tanque, Pilões sofreu um acidente com evacuação do terminal que se revelou irresponsabilidade da Petrobrás. O técnico de segurança que emitiu a Permissão de Trabalho (PT) era da empresa terceirizada Queiroz Galvão. O coordenador de SMS liberou, através de um documento interno (DIP), que a empresa que estava executando o serviço emitisse as PTs.Este acidente revelou dois problemas: que o Sistema Petrobrás, cada vez mais quer terceirizar todas as atividades da companhia; e a pressão sobre um terceirizado para a necessidade de se cumprir o trabalho em ritmo acelerado, desrespeitando itens básicos de segurança (verificação do serviço, concessões de realização do serviço, medição de combustível inflamável no tanque) é prejudicial para a segurança do trabalho.Não aceitamos que as normas de seguranças e o procedimentos da SMS sejam atropelados. Responsabilizamos a gerência de SMS e do Terminal pelo acidente e por permitir que empreiteiras emitam PT.